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Sobre nós

Metas do estudo

As metas do estudo estão sistematizadas em work package (pacote de trabalho).Alunos do Projeto Impact em pé ao redor de um cartaz, engajadas em uma conversa sobre o que está sendo apresentado.

WP1- Parcerias e desenvolvimento conjunto

1) Estabelecer em cada local um Grupo de Interesse de Adolescentes Indígenas (GIAI) e um Grupo de Interesse de Implementação (GMIPI);


2) Desenvolver conjuntamente mensagens culturalmente adaptadas e baseadas em evidências sobre SM que possam ser promovidas nas atividades escolares e nas aldeias;


3) Co-adaptar o mhGAP-IG integrando culturalmente conhecimentos e costumes centrados para uma boa SM.

WP2 – Capacitação de Implementadores

1) Professores indígenas, líderes comunitários e trabalhadores de saúde – para promover mensagens de SM culturalmente adaptadas e baseadas em evidências; 
2) Professores, assistentes sociais, e trabalhadores de saúde – no mhGAP-ig para identificação e manejo dos problemas de SM mais comuns entre adolescentes.

WP3 – Avaliação do programa

1) Fornecer uma compreensão profunda de como o programa é implementado e funciona em um sistema social complexo para melhorar os resultados de saúde para adolescentes indígenas;

2) Gerar generalizações teóricas de como implementar programas no Brasil e Dominica, assim como países de baixa e média renda.

Grupo de pessoas do projeto Impact sorrindo e posando para uma foto em frente a um banner colorido

WP4 – Intercâmbio de conhecimentos e impacto

1) Criar intercâmbio de conhecimento multimídia on-line e centros de capacitação para disseminar rapidamente conhecimentos sobre o estudo e centros de capacitação de adolescentes e jovens indígenas.

2) Estabelecer um Grupo de Jovens Indígenas Especialistas que inclui membros do GAI.


3) Apoiar adolescentes e jovens indígenas a escrever blogs, informes e artigos sobre o estudo para disseminação acessível em multimídias.


4) Apoiar os ASG e YEG em fóruns de discussão, e oficinas de políticas e práticas para discussão da utilidade dos resultados no fortalecimento da resposta das escolas e dos serviços de Atenção Primária em Saúde para o cuidado da SM de adolescentes indígenas.

Ilustração de uma família indígena em uma parede, simbolizando amor e conexão em um espaço familiar.

 Nosso estudo é guiado pelos princípios HPW (He Pikinga Waiora) de Oetzel et al., (2018), estrutura de implementação que fornece base sólida para projetar e implementar intervenções de saúde em comunidades indígenas para doenças não transmissíveis em torno do envolvimento da comunidade, abordagem centrada na cultura, pensamento sistêmico e tradução integrada do conhecimento. Essa estrutura enfatiza uma abordagem de pesquisa participativa para projetos de co-design com usuários.

A metodologia geral garante que o programa seja liderado pelo usuário e orientou vários programas, incluindo nosso atual programa de jardinagem e horta comunitária. Aspectos de horizontalidade também são abordados na estrutura, o que garante que a população indígena tenha voz em todos os níveis da pesquisa.