O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) foi fundando no ano de 1970, inicialmente abrigando o Curso de Graduação em Ciências Biológicas e fornecendo suporte aos períodos iniciais dos cursos de graduação da área da Saúde. No ano de 2009, foi implantado o Curso de Graduação em Nutrição. Atualmente, além dos cursos sediados no Instituto, o ICB oferece disciplinas aos cursos de graduação em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. Psicologia e Química.
Com relação à Pós-Graduação stricto sensu, o ICB aloca três programas: Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza (nível de mestrado e doutorado); Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias/Genética e Biotecnologia (nível de mestrado e doutorado); e o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO).
Atualmente, o ICB é composto por dez departamentos: Anatomia, Biologia, Botânica, Bioquímica, Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia (DPMI), Farmacologia, Biofísica e Fisiologia, Morfologia, Nutrição e Zoologia. Também são integrantes do ICB a Empresa Júnior dos discentes da Graduação em Ciências Biológicas (Biociclos), o Herbário Leopoldo Krieger, o Museu de Malacologia, o Museu de Anatomia e o Centro de Terapia Celular e Imunologia Aplicada (IMUNOCET). Há também coleções de aves e mamíferos, peixes, herpetólogos, artrópodes, helmintos e anelídeos.
O Instituto possui 125 professores, sendo que destes aproximadamente 90% apresentam o título de Doutor e os demais o título de Mestre e/ou Especialista. É composto por 56 técnicos administrativos em educação. São atendidos aproximadamente 1700 alunos nos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação. Além disso, o ICB participa ativamente em diversos programas de pesquisa e de extensão proporcionando ao seu corpo discente uma forte interação entre pesquisa, ensino e extensão.