Evento “O que fazem @s biolog@s? Seguindo seus passos na história” – 24 de novembro das 08 às 17 horas no ICB

Divulgação do evento “O que fazem @s biolog@s? Seguindo seus passos na história”, parceria entre a Faculdade de Educação, ICB, Museu de Malacologia e PIBID, que será realizado em 24 de novembro das 08 às 17 horas no ICB.

o.q.faze.os.biologos

“O que fazem @s biólog@s:seguindo seus passos na história” tem como objetivo geral apresentar para a comunidade escolar do sistema público de ensino de Juiz de Fora algumas das possíveis áreas de atuação dx biólogx em atividade no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. O evento trata de sua ação no passado, presente e futuro dessa ciência específica.
A partir da apresentação dos diferentes sujeitos e metodologias utilizadas na produção do conhecimento biológico, espera-se questionar as visões de cientista no senso comum e, dessa forma, desmistificar visões ingênuas da ciência, contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, além de promover a democratização da ciência.
 Em termos específicos, propõe:
• Visitas a alguns dos laboratórios em que xs biólogxs desenvolvem os seus trabalhos nas instalações da UFJF;
• Conhecer os instrumentos utilizados em diferentes áreas de estudo pelxs biólogxs;
• Perceber a evolução dos instrumentos utilizados na ciência sem deixar de reconhecer sua importância nas épocas que eram utilizadas;
• Conhecer espaços que guardam coleções científicas com o intuito de preservar o patrimônio da biodiversidade brasileira e que são utilizados para estudos e para a educação, como o Herbário Leopoldo Krieger (CESJ) e o Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira;
• Mostrar que as diferentes áreas da Biologia são interligadas;
• Ampliar a visão de como é a profissão dx biólogx;
• Desconstruir o estereótipo de cientista homem e branco;
• Apresentar alguns dos pioneiros da Ciência no Curso de Ciência Biológicas da UFJF.
• Possibilitar que escolas públicas da rede de ensino de Juiz de Fora conheçam as instalações da UFJF e o trabalho desenvolvido em uma de suas unidades.
O evento acontecerá no dia 24 de novembro de 2016, de 8 às 17hs, no Instituto de Ciências Biológicas, da UFJF. É fruto de uma parceria realizada entre a Faculdade de Educação, o Instituto de Biologia, o Museu de Malacologia e a equipe do PIBID Biologia.
Informações e inscrição pelo email: oquefazemosbiologosufjf@gmail.com