Fechar menu lateral

Conferência – Biobanco Nacional de Células Tronco – dia 26.01.2016

Prezados colegas,

Este ano a primeira palestra do Ciclo de Conferências do ICB será realizada na próxima terça feira, dia 26 às 12:00 no Anfiteatro A.
Nosso convidado é o Dr. Giovane Gomes Tortelote do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ.
 
Um breve resumo da conferência do Dr. Giovane segue abaixo.
Contamos com a presença de todos.
 
Cerca de 80 a 85% das pessoas aguardando transplante de órgãos no Brasil, esperam por um rim. A doença renal crônica (DRC) é progressiva, degenerativa é altamente debilitante, culminando com a retirada precoce o individuo do mercado de trabalho e onerando imensamente tanto o SUS quanto o INSS. 
        Estima-se que, um em cada cinco homens vá desenvolver doença renal cronica, e uma em cada quatro mulheres. Hoje, o tratamento é feito `a base de medicamentos para retardar o avanço da doença, mas não há cura. Em fase avançada/terminal o indivíduo é deixado apenas com duas opções: a hemodiálise e o transplante.  Uma constatação triste é que embora a demanda por órgãos tenha aumentado gradativamente nos últimos anos, o mesmo não tem acontecido com a oferta, gerando uma grande necessidade de desenvolvimento de novas terapias.
        A criação do Biobanco Nacional de Células visa suprir uma carência nacional provendo pesquisadores brasileiros com material biológico obtido a partir de pacientes com síndromes genéticas especificas (dentre elas a síndrome do Rim Policístico). As células obtidas poderão ser diferenciadas em qualquer linhagem especifica e utilizadas em estudos para obtenção de novos fármacos, testes de toxicidade e processos de regeneração celular etc.
         Nesta conferencia será apresentado um panorama geral do andamento e das fases de criação do Biobanco Nacional de Células tronco de pluripotência induzida.  Bem como estratégias regeneração do parênquima renal.
 
 
Cordialmente,

 

Comissão Organizadora do Ciclo de Conferências do ICB (pro tempore)

 

—-

Profa. Anaelli A Nogueira Campos

Prof. Ruben E de Bittencourt Navarrete