Conferência 1º de Março – “Mecanismos neuronais subjacentes à estabilidade visual: preenchimento do escotoma temporal causado pelo piscar.”

Prezados colegas,

Na próxima terça feira dia 1o de março haverá Conferência do ICB, às 12:00 no Anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.

Nosso convidado da semana é o Dr. Pedro G. Vieira, atualmente pós doutorando do programa de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Título da palestra: “Mecanismos neuronais subjacentes à estabilidade visual: preenchimento do escotoma temporal causado pelo piscar.”

Um breve resumo da conferência do Dr. Pedro segue abaixo.
Contamos com a presença de todos.

Nós fechamos e reabrimos nossos olhos várias vezes por minuto, gerando uma interrupção transiente da visão. Curiosamente, nós não vivenciamos conscientemente essas interrupções e temos uma percepção contínua do mundo visual. Quais são os mecanismos neuronais envolvidos na continuidade perceptual durante o piscar? Como o sistema visual distingue estímulos produzidos por nosso próprio movimento daqueles produzidos por eventos de origem exógena com características similares?

Cordialmente,

Comissão Organizadora do Ciclo de Conferências do ICB (pro tempore)

Profa. Anaelli A Nogueira Campos

Prof. Ruben E de Bittencourt Navarrete