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Multiprofissional em Saúde do Adulto

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas do HU-UFJF, em conjunto com a atuação de profissionais de saúde de instituições públicas de Juiz de Fora-MG, objetiva formar, conjuntamente, novos atores sociais no campo da saúde, interligando os diferentes conhecimentos, no sentido de capacitar para qualificar a assistência e assegurar a busca dos direitos humanos, da inclusão social e da materialidade dos princípios do SUS.

O Programa propõe a inserção dos residentes nos serviços de saúde, em atividades práticas multiprofissionais (transversais) e uniprofissionais (específicas) nos 3 níveis de atenção à saúde – atenção primária, secundária e terciária. Ao todos são 5760 horas, sendo 4608 horas de aulas práticas e 1152 horas de aulas teóricas, distribuídas ao longo dos dois de curso, com dedicação de 60 horas semanais.

Contamos atualmente com oito profissões de saúde, sendo oferecidas, desde 2024, 23 vagas anuais. As áreas profissionais são: Farmácia (ênfase em Análises Clínicas), Farmácia (ênfase Farmácia Hospitalar), Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

*O programa oferece 6 vagas para profissionais graduados em Farmácia. Porém, devido a tradição da UFJF na formação continuada de farmacêuticos na área de Análises Clínicas, nossa residência divide as vagas específicas deste campo profissional em 3 vagas destinadas à formação do farmacêutico e 3 vagas destinadas ao farmacêutico que deseja se especializar em análises clínicas.

Os residentes são alocados nos campos de prática em 3 rodízios anuais, de 4 meses cada, onde passam pelos eixos da Atenção Primária, Transversal e Específico, conforme planejamento da semana padrão abaixo.

As temáticas curriculares alternam e combinam sessões de tutoria, preceptoria, estudos autônomos, aulas expositivas e experimentais com sistematizações, análises e sínteses conceituais, estimulando a autonomia na aprendizagem e uma atitude construtiva, crítica e reflexiva que habilite para a tomada de decisões e o trabalho em equipe.

O desenvolvimento de competências deverá sempre buscar a materialidade dos ideais que sustentam o movimento da reforma sanitária brasileira, como o bem-estar social, as práticas significativas em saúde e a especialização profissional voltada para o complexo do ser humano em seu próprio contexto existencial.