Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HU-UFJF tem como objetivo formar profissionais éticos, comprometidos com a atenção integral à saúde com potencial para a imediata inserção na Rede de Serviços do SUS, preparados com rigor, científico e tecnológico orientados pelo raciocínio clínico, metodológico e de habilidades das áreas de Enfermagem, Farmácia (incluindo análises clínicas), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço social, com competências interprofissionais direcionadas para o trabalho em equipe segundo a clínica ampliada, a assistência humanizada, em suas áreas de atuação, de modo articulado aos demais profissionais de saúde.
O Programa propõe a inserção dos residentes, em atividades práticas multiprofissionais ( eixos transversais) e uniprofissionais ( eixos específicos). Ao todos são 5760 horas, sendo 4608 horas de práticas e 1152 horas de aulas teóricas, distribuídas ao longo dos dois anos de curso e com dedicação de 60 horas semanais, além de realizar plantões de acordo com escala previamente definida pelas áreas de 12 horas por semana.
As temáticas curriculares alternam e combinam sessões de tutoria, preceptoria, estudos autônomos, aulas expositivas e experimentais com sistematizações, análises e sínteses conceituais, estimulando a autonomia na aprendizagem e uma atitude construtiva, crítica e reflexiva que habilite para a tomada de decisões e o trabalho em equipe.
Os residentes são alocados nos campos de prática uniprofissional ou específicos da área de acordo com escala disponibilizada pelos tutores e preceptores nos setores de pediatria, clínica medica, cirúrgica, unidade de terapia intensiva, transplante de medula óssea, dentre outros e em 3 rodízios anuais multiprofissional, de 4 meses cada, e passam por exemplo, em eixos transversais como terapia nutricional, pediatria, vigilância epidemiológica, qualidade, PTS, NATS, dentre outros, que são divididos entre primeiro ano e segundo ano do programa assim como os eixos específicos de acordo com semana padrão de cada área profissional.
O Hospital Universitário unidade Santa Catarina da UFJF é o principal cenário para as atividades práticas do programa, pois é onde se encontram os pacientes internados, mas dependendo da área profissional as atividades poderão ser desenvolvidas também no Hospital Universitário unidade Dom Bosco. O HU/UFJF nas suas duas unidades compartilha com os demais Hospitais de Ensino da rede das IFES, a missão de formar profissionais de saúde com competências, habilidades e potencial para imediata inserção na Rede SUS, de produzir conhecimentos por meio de pesquisas e inovação tecnológica, bem como de ofertar à população uma assistência de qualidade. Contamos atualmente com 06 (seis) profissões de saúde, sendo oferecidas, desde 2015, 17 vagas anuais. As áreas profissionais são:  Farmácia (ênfase em Análises Clínicas), Farmácia (ênfase Farmácia Hospitalar), Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
O programa oferece 07 (sete) vagas para profissionais graduados em Farmácia. Porém, devido a tradição da UFJF na formação continuada de farmacêuticos na área de Análises Clínicas, nossa residência divide as vagas específicas desta profissão em 04 (quatro) vagas destinadas à formação do farmacêutico analista clínico, que deseja se especializar para atuação em laboratório de análises clínicas e 3 (três) vagas destinadas ao farmacêutico para atuação em farmácia hospitalar. As demais áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social oferecem 2 (duas) vagas.
Espera-se que o egresso deste programa desenvolva habilidades e competências para atuar criticamente, com capacidade para pensar e analisar os problemas de saúde demandados pela sociedade somando-se na busca das soluções para os mesmos.

Semana Padrão Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HU