Semana Padrão do Eixo Específico de R1 e R2 de Educação Física

Os discentes graduados em Educação Física desenvolvem todas as ações do eixo prático específico no Ambulatório de Atividade Física em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Esse ambulatório tem como objetivo atender aos usuários do HU-UFJF frente aos fenômenos que envolvem a prática de atividade física na promoção da saúde e no tratamento de doenças crônicas. Para êxito neste objetivo três importantes frentes de trabalho são desenvolvidas, a seguir:

1) Treinamento Físico: Após avaliação clínica e liberação para a prática de exercícios físicos pela equipe médica, o paciente é encaminhado ao Ambulatório de Atividade Física em Saúde. Caso concorde, o paciente será avaliado fisicamente e receberá orientações sobre a importância da prática de exercícios físicos como parte do seu tratamento. Após concordância, o paciente começará a frequentar uma das turmas de treinamento físico, que acontecerá em duas sessões semanais. Desta forma, sob preceptoria, o residente participará da avaliação física, da orientação de atividade física, da prescrição do treinamento físico, da supervisão das sessões de treinamento físico e do seguimento no prontuário eletrônico.

2) Consulta: Após encaminhamento interno de qualquer ambulatório do HU-UFJF, o paciente agendará consulta para ser atendido pelo Profissional de Educação Física. Nesta consulta, de modo geral, sob preceptoria, o residente orientará sobre a importância da prática de exercícios físicos, quando possível indicará serviço de atendimento e avaliará fisicamente os pacientes.

3) Apoio a outros ambulatórios: Para subsidiar a equipe clínica de específicos ambulatórios do HU-UFJF, sob preceptoria, o residente avaliará fisicamente os pacientes e reportará os resultados aos respectivos chefes dos ambulatórios. Além disso, mostrará os benefícios da prática regular de atividade física e orientará individualmente os pacientes. Por fim, via parceria da UFJF com a Prefeitura de Juiz de Fora, os residentes realizam o plantão no Parque Municipal. Neste plantão os residentes desenvolvem ações comunitárias de promoção da saúde por meio da atividade física aos usuários do respectivo parque.