Fechar menu lateral

Histórico

O Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia nasceu em 2010, quando nosso colega Elmano Loures, convidado pela gestão do HU-UFJF, iniciou a estruturação do programa e que hoje está cadastrado na Comissão Nacional de Residência Médica – MEC e SBOT.

A equipe de preceptores precursora foram os doutores Oséas de Oliveira, Arnaldo Gonçalves, Jair Moreira Dias, Edilberto Guilhermino, Jurandir Antunes, Sergio Moreira e José Maranhas, todos cedidos de outras instituições e que receberam nesta data a primeira equipe de residentes do programa Dr. Bruno Fajardo do Nascimento e Dr. Marcelo Amorim. Durante estes 11 anos a equipe de preceptores foi modificada com aposentadorias e novas contratações, principalmente no ano de 2015, com a chegada da EBSERH, que, após concurso público, agregou novos integrantes à equipe que conta hoje com 10 ortopedistas, incluindo dois colegas egressos do próprio programa. Vale ressaltar, que todos os residentes egressos do programa estão inseridos no mercado de trabalho, realizados em suas profissões e, a maioria, se mantém em contato com o programa, formando a família da ortopedia do HU-UFJF.

O acesso ao Programa de Ortopedia e Traumatologia do HU-UFJF é direto, ou seja, o candidato opta pela especialidade no momento da inscrição para as provas, não havendo o pré-requisito de estágios de clínica médica ou de cirurgia geral.

 O Programa tem duração de três anos e segue as diretrizes do MEC e SBOT baseado no desenvolvimento de competências e que devem ser alcançadas a cada ano nas áreas de ortopedia geral do adulto, infantil e traumatologia com atividades de ensino e treinamento prático. Para isto, o programa inclui atividades dentro do nosso hospital e em outros credenciados ao programa, que são: Hospital Monte Sinai, Hospital de Pronto Socorro Municipal de Juiz de Fora (Hospital Mozart Teixeira), Hospital Albert Sabin, Hospital da Unimed, Centro Médico Rio Branco, Hospital Maternidade Therezinha de Jesus e Hospital Municipal Jesus no Rio de Janeiro Capital (estágio de ortopedia pediátrica).

Atualmente, contamos com um volume de atendimentos ambulatoriais eletivos em torno de 4000/ano, 500 cirurgias/ano, programa teórico completo, para desenvolvimentos de habilidades, atitudes e conhecimento para a formação de profissionais competentes e preparados para os desafios do mercado e da vida dentro dos princípios éticos e a abordagem humanista e que sempre foi o foco do programa, além da prestação de assistência médica ortopédica de excelência.

Número de residentes por ano: 3

Porcentagem de Aprovação no TEOT nos últimos cinco anos: 100%