Fundado na década de 1990 pelo professor emérito Renê Gonçalves Matos, o Horto de Plantas da Faculdade de Farmácia apresenta uma coleção de espécies vegetais de interesse farmacológico, toxicológico e nutricional com uso popular pela comunidade de Juiz de Fora e de cidades circunvizinhas que são utilizadas para fins didáticos, de pesquisa e de extensão.
O horto é utilizado como ambiente suporte para aulas das disciplinas Botânica Farmacêutica, Toxicologia Geral e Farmacognosia pela Faculdade de Farmácia, além de ser utilizado por estudantes de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. Com aproximadamente 140 plantas medicinais registradas, o horto fornece espécies para pesquisa após o pedido por meio da “Ficha de cadastramento de uso de plantas medicinais do horto da FF” disponibilizado nas mídias sociais oficiais.
Atualmente, o Horto conta com a colaboração de dois servidores que atuam na manutenção e orientação aos discentes e docentes, bem como da população local, auxiliando na coleta, secagem e trituração das plantas. A distribuição de exemplares de plantas é realizada sob demanda específica dos professores, técnicos e alunos para a realização de projetos diversos.
A distribuição de mudas de plantas medicinais de uso popular é realizada através de projetos de extensão e chamadas públicas com esta finalidade. Além disso, visando inspirar a população em geral e os estudantes da região os diversos níveis de escolaridade, o Horto se mantém aberto a visitações pré-agendadas. Para tanto, entre em contato através do endereço eletrônico horto.farmacia@ufjf.br
No fim de 2022, iniciou-se o projeto de extensão “Revitalização e valoração do Horto da Faculdade de Farmácia da UFJF como fonte de plantas qualificadas para a comunidade circunvizinha” para atualização de dados, recuperação de espécies perdidas após o período da pandemia pelo COVID-19 de autenticidade e qualidade comprovadas
cientificamente e divulgação de informações sobre o uso racional de plantas medicinais para a população.