No dia 17 de Agosto de 2024, foi publicada uma entrevista no jornal de notícias local, Tribuna de Minas, a respeito das Plantas Medicinais. A professora Dra. Fabíola Dutra Rocha, coordenadora do projeto de extensão sobre a revitalização do Horto da Faculdade de Farmácia, foi entrevistada e esclareceu questões sobre o que são as plantas medicinais, quando podem ser utilizadas e as formas corretas de cultivo.
Confira parte do texto publicado nos meios de comunicação da Tribuna de Minas:
“As plantas medicinais são um recurso curativo milenar e muito utilizado por comunidades tradicionais. Seja para uma dor de cabeça, um problema nos rins, ou mesmo para afastar a ansiedade, essas plantas vêm diretamente da natureza e podem ser utilizadas de diferentes maneiras. Atualmente, elas têm sido utilizadas como tratamento complementar ou mesmo como principal, para diferentes doenças, e com o apoio da ciência.
A professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabíola Dutra Rocha, que também coordena um projeto de extensão sobre o assunto, explica mais sobre o que essas plantas são, em que casos podem ser usadas, e a importância de um cultivo correto para que o tratamento ocorra como desejado.
O uso delas ocorre em função das substâncias químicas que elas produzem, e a importância fica evidente pela permanência desse recurso na sociedade, como explica Fabíola. O uso da camomila, erva-doce, capim-cidreira e espinheira-santa, por exemplo, já é bastante conhecido pela população, mas há casos em que, como a especialista destaca, as pessoas usam o potencial da planta sem mesmo saber que aquilo vem dela.”
Confira no seguinte link a matéria publicada: Matéria Publicada na Tribuna de Minas