Fechar menu lateral

Roda de conversas – Técnico Márcio Francisco

Dando continuidade às rodas de conversas, no dia 22 de Março de 2024, a turma do Horto da Faculdade de Farmácia conversou com o técnico administrativo em educação Márcio Francisco Cunha, que já trabalhou como jardineiro no horto.

Apresentamos aqui alguns dos diálogos realizados na roda de conversas:

Turma do Horto: Como e quando iniciou sua participação no horto?

Márcio Francisco: Fiz o concurso em 1991 para a jardinagem e vim direto para o Horto daqui. Entrei aqui no horto em 1992, na gestão do professor Renê. Foi ele quem me apresentou o horto, que era pequeno, tinha cerca de 100 metros quadrados.

Turma do Horto: Como se fazia o manejo da terra?

Márcio Francisco: O esterco era o mesmo para todos. Eu fazia a mistura, jogava o esterco orgânico ou esterco mesmo e misturava, picotando.

Turma do Horto: Você acha que a terra, que era ruim, melhorou?

Márcio Francisco: Melhorou, pois colocamos esterco e muda a acidez da terra. Hoje, vemos uma terra mais escura, antes era uma terra mais vermelha e socada.

Turma do Horto: Como era sua rotina no horto?

Márcio Francisco: Eu chegava as 07h e aguava todo o horto. Como o calor era grande e a terra era bem ressecada, eu ficava a parte da manhã toda por conta de aguar, capinar e afofar.

Turma do Horto: No início, como eram os canteiros?

Márcio Francisco: Os canteiros eram só na terra mesmo, não tinham as divisões entijoladas, tinha bastante mato. Aos poucos, fui preparando os canteiros.