Comunidade de Leitura e Contação – Encontro com Histórias Brasileiras
Quem nunca ouviu falar da personagem Emília, boneca de pano falante, de Gabriela, Cravo e Canela e de Pedro Bala, o menino que chefiava o bando dos Capitães da Areia ou, até mesmo, participou de algum debate para tentar concluir se Capitu traiu ou não Bentinho? Acredite se quiser, mas, muita gente! Pessoas que ainda não ouviram falar ou, se ouviram alguma coisa sobre esses personagens carismáticos da literatura nacional, não puderam participar da conversa, pois não tiveram acesso à leitura ou conhecimento acerca de suas histórias…
Dentre elas, encontram-se principalmente pessoas idosas, as quais não tiveram acesso à escolarização e, devido a isso, acabaram ficando afastadas da fantástica experiência de ampliar suas vivências através da leitura.
Nesse sentido, pensando em atender a esta demanda, criamos um espaço de contação de histórias para adultos: a Comunidade de Leitura – Encontro com Histórias Brasileiras, que vai acontecer às quartas-feiras, às 9h, no Espaço de Extensão gerenciado pela Faculdade de Serviço Social, denominado “Casa Helenira Rezende”, em parceria com o Programa de Extensão “Polo Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre o processo de envelhecimento”.
A ideia principal deste projeto é fazer com que esse espaço congregue um grupo de pessoas que se reúna periodicamente para ler e acompanhar a leitura de obras previamente acordadas. Assim, faz-se importante ressaltar que não se pretende, nesses encontros, promover discussões com base em conhecimentos acadêmicos ou desenvolver análises textuais, mas, simplesmente, proporcionar uma ação mais ativa e social de promoção da leitura e do livro.
Com efeito, a criação e a manutenção de uma comunidade de leitura pressupõem o envolvimento de outros grupos sociais, como a família e os moradores do bairro, de modo a fomentar a leitura como uma experiência verdadeiramente social, potencializando caminhos que não se esgotam nos encontros presenciais regulares. Ao nos envolvermos em uma comunidade de leitura, nos colocamos em uma situação de excelência para o desenvolvimento de repertórios de saberes mais alargados sobre o mundo, a língua e a literatura, seus valores e papéis, mas, sobretudo, de modos intrínsecos ao leitor, ou seja, da identidade letrada.
Atividade de extensão vinculada ao Programa “Polo Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre o processo de envelhecimento” coordenada pela professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Simone da Silva Ribeiro