Fechar menu lateral

Eventos Polo

Saber do falecimento da senhora Wanda Casali Meireles, mãe da professora aposentada da FSS/UFJF, ex-pró-reitora de Extensão, Edna Evelyn Casali, foi sem dúvida uma notícia muito triste para nós do “Polo sobre o Envelhecimento”. Soubemos na terça-feira, dia 21 de maio, através de suas filhas, que vieram lhe prestar uma homenagem, fazendo com que dona Wanda se torne parte do nosso solo e possa dançar, como sempre amou, nos ventos e folhas que giram por aqui…Ela que nos prestigiou com sua participação ativa nas atividades extensionistas, nas de pesquisa e nas de ensino desenvolvidas e propostas pela equipe do Programa, que se orgulhava de ter sido, junto com uma idosa sua xará, as primeiras “alunas da terceira idade” na UFJF, hoje nos ensina que aqueles que amamos revivem todos os dias. Seu sorriso, seus ensinamentos (puxões de orelha!), sua alegria de estar entre amigos, sua liderança, seu abraço maternal, seu olhar atento e cuidadoso são legados que nunca esqueceremos. Cada um dos que passaram por aqui nestes mais de 30 anos do Programa – coordenadores, professores, técnicos, colaboradores, alunos, bolsistas e pesquisadores – e os que ainda passarão, sempre levará consigo um pouco dos muitos ensinamentos que a dona Wanda nos deixou. Hoje a senhora é parte nossa e, temos certeza, irá sempre florir em nós!

Em nome de todos que hoje são o “Polo Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre o processo de envelhecimento” enviamos nossos pêsames aos familiares e amigos e desejamos que a tristeza de sua perda seja preenchida com a delicadeza das boas lembranças. Um abraço cheio de carinho!

Estela Saléh da Cunha – coordenadora do “Polo sobre envelhecimento”

Anna Cláudia Rodriques Alves – Gestora da Casa Helenira Rezende – Helenira Preta e vice-coordenadora do “Polo sobre envelhecimento”


Nesta terça-feira, dia 19/03/24 retornamos às atividades no Projeto Nucleação do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão Sobre o Processo de Envelhecimento nos bairros do município de Juiz de Fora.
Tivemos uma importante discussão sobre a questão da mulher, refletimos os processos de lutas, direitos, retrocessos… Nas atividades propostas tentamos dinamizar cada assunto, para melhor compreensão e interação entre os debates.
Dinâmicas como a do abraço, telefone sem fio, interpretação textual… Enriqueceram e contextualizaram o debate sobre a mulher.
Agradecemos a Associação Espírita do Grupo Semente pela participação e interação.
Ao final tivemos a leitura de um lindo poema:
   

Sexta-feira, dia 19/01/24 demos início as oficinas do Projeto de Extensão Acolhendo e Informando os Cuidadores de Pacientes com Doença de Alzheimer, projeto este conectado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre envelhecimento. A partir de agora seremos uma teia intrincada de apoio, onde cada nó representa um cuidador familiar dedicado, experiente nas complexidades da doença de Alzheimer. Esses cuidadores se dispuseram a participar regularmente, compartilhando suas histórias, aprendizados e desafios. Formaremos uma rede onde o conhecimento é tão valioso quanto o afeto, onde as lágrimas são enxugadas e os sorrisos compartilhados. Nesses encontros, mediados pela equipe do projeto de extensão, vamos trocar experiências e estratégias de cuidado, discutindo como lidar com os sintomas em constante evolução, como memória frágil, confusão e mudanças comportamentais. Essa rede que se forma, com certeza, será é uma fonte valiosa de orientação e conforto para todos os que enfrentam essa jornada desafiadora.

Sexta-feira, dia 19 de Janeiro, demos início as oficinas do Projeto de Extensão Acolhendo e Informando os Cuidadores de Pacientes com Doença de Alzheimer, projeto este conectado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre envelhecimento. A partir de agora seremos uma teia intrincada de apoio, onde cada nó representa um cuidador familiar dedicado, experiente nas complexidades da doença de Alzheimer. Esses cuidadores se dispuseram a participar regularmente, compartilhando suas histórias, aprendizados e desafios. Formaremos uma rede onde o conhecimento é tão valioso quanto o afeto, onde as lágrimas são enxugadas e os sorrisos compartilhados. Nesses encontros, mediados pela equipe do projeto de extensão, vamos trocar experiências e estratégias de cuidado, discutindo como lidar com os sintomas em constante evolução, como memória frágil, confusão e mudanças comportamentais. Essa rede que se forma, com certeza, será é uma fonte valiosa de orientação e conforto para todos os que enfrentam essa jornada desafiadora.


No dia 24/11/2023, com grande satisfação, noticiamos que o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPEA), vinculado ao Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento, recebeu a  Menção Honrosa na VII Mostra de Extensão da UFJF.
O projeto tem como parceiros a Companhia de Saneamento Municipal – CESAMA, e o SINTUFEJUF.
Parabéns a toda equipe do PPEA: Anna Cláudia Rodrigues Alves, coordenadora, Estela Saléh da Cunha, vice-coordenadora, Ana Clara Alves, Ruth Emanuelle e Renata Emanoelly, bolsistas.
É gratificante ver o reconhecimento da ação que evidencia a importância crescente da educação para a aposentadoria.
Para conhecer mais sobre o PPEA e outras ações desenvolvidas na Casa Helenira


No dia 29/11/23, ocorreu a “Avaliação Geriátrica Ampla”. A participação de todos contribuíram para formação de novos geriatras. Obrigada a todos!


No dia 23/06/23 realizamos a Festa Junina do Polo de Envelhecimento. Foi uma atividade de Extensão do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo uma tarde de alegria contagiante, danças animadas e muita diversão para encerrar o semestre em grande estilo!

Festa Junina do Polo de Envelhecimento, realizada no dia 23 de junho de 2023. Foi uma atividade de Extensão do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo uma tarde de alegria contagiante, danças animadas e muita diversão para encerrar o semestre em grande estilo!


No dia 14/04/2, houve a palestra “Educar-se para não (super) endividar-se.”, ministrada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior, ele foi acompanhado de sua bolsista Bruna. A discussão tinha como objetivo promover a conscientização sobre o uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, por meio da educação financeira, organização doméstica e estratégias de orientação.

No dia 14 de abril de 2023, houve a palestra “Educar-se para não (super) endividar-se.", ministrada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior, ele foi acompanhado de sua bolsista Bruna. A discussão tinha como objetivo promover a conscientização sobre o uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, por meio da educação financeira, organização doméstica e estratégias de orientação.


No dia 28/04/23, o representante do Procon (@proconjf ) de Juiz de Fora, Crystian Takeuchi, realizou uma palestra sobre golpes que estão sendo aplicados nos consumidores

No dia 28/04/23, o representante do Procon (@proconjf ) de Juiz de Fora, Crystian Takeuchi, realizou uma palestra sobre golpes que estão sendo aplicados nos consumidores.


Laboratório de Enriquecimento Cultural do Polo no Cine Teatro Central de Juiz de Fora.

Laboratório de Enriquecimento Cultural do Polo no Cine Teatro Central de Juiz de Fora.


No dia 5/05/23, foi recebido a turma da disciplina “Oficina de Formação Profissional, Universidade e Sociedade”, juntamente com a Profa. Dra. Mônica Grossi.

No dia 5 de maio de 2023, foi recebido a turma da disciplina "Oficina de Formação Profissional, Universidade e Sociedade", juntamente com a Profa. Dra. Mônica Grossi.

Volta à página inicial