Fechar menu lateral

Estrutura curricular

GRADE CURRICULAR (PDF)

 

Eixo 1: Tradições Religiosas (Bach/Lic) – Disciplinas a serem cursadas: 10

Tradições (3+3)

Tradições Contextuais (2+2)

– Religiões do Mundo Antigo
– Religiões da China e Japão
– Religiões da Índia
– Budismo
– Religiões Africanas
– Religiões Ameríndias

______________________________
– Judaísmo 
– Cristianismo I (Origens)
– Cristianismo II (Desenvolvimentos)
– Islamismo

– Catolicismo
– Protestantismo
– Pentecostalismo

____________________________________
– Religiões Afro-Brasileiras  
– Espiritismo Kardecista 
– Novas Expressões Religiosas

 

Eixo 2: Religiões e Temas (Bach/Lic) – Disciplinas a serem cursadas: 4

Religião e Questões Contemporâneas (2)

Religião e Outros Discursos (2)

– Religião, Tolerância e Ecumenismo
– Religião, Modernidade e Secularização 
– Religião, Pós-Modernidade e Pós-Colonialidade
– Religião, Política e Espaço Público
– Religião e Violência 
– Religião e Estilos de Vida Contemporânea
– Religião, Saúde e Bioética
– Religião, Gênero e Sexualidade

– Religião e Artes
– Religião e Mística 
– Religião e Teologia 
– Religião e Psique
– Religião e Educação
– Religião e Ciência

 

Eixo 3: Pesquisa em Religião (Bach) – Disciplinas a serem cursadas: 4

Textos Religiosos (2)

Teoria e Metodologia (2+ TCC 1 e TCC 2)

– Leitura de Textos Religiosos Clássicos I
– Leitura de Textos Religiosos Clássicos II
– Leitura de Textos Religiosos Modernos I
– Leitura de Textos Religiosos Modernos II

– Análise e Interpretação em Ciência da Religião
– Espaço e Temporalidades em Ciência da Religião
– Pesquisa em Ciência da Religião
– Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2 – TCC – (200h)

 

Eixo 4: Formação Pedagógica (Lic)

Disciplinas Teóricas (TODAS)

Disciplinas Práticas (TODAS)

-Instrumentalização da Ciência da Religião para a Licenciatura
-Saberes Escolares do Ensino Religioso
– Metodologia do Ensino Religioso
– Ensino Religioso aplicado à Educação Básica I
– Ensino Religioso aplicado à Educação Básica II
– Reflexões sobre o Estágio Supervisionado em Ensino Religioso I
– Reflexões sobre o Estágio Supervisionado em Ensino Religioso II
– Estado, Sociedade e Educação
– Processo de Ensino-Aprendizagem
– Políticas Públicas e Gestão do Espaço Escolar
– Questões Filosóficas Aplicadas à Educação
– Libras

-Prática em Instrumentalização da Ciência da Religião para a Licenciatura
-Prática em Políticas Públicas e Gestão do Espaço Escolar
-Prática Escolar I (Saberes Escolares)
– Prática Escolar II (E.R. aplicado I)
– Prática Escolar III (E.R. aplicado II)
– Estágio I – 200h
– Estágio II – 200h