ATENÇÃO:
Alunos(as) do bacharelado que pretendem colar grau devem se matricular nas disciplinas CRE077 e CRE078 apenas no semestre da sua formatura.
Alunos(as) formandos(as), seja no bacharelado ou na licenciatura, devem se atentar para o prazo de inscrição na colação de grau.
Alunos(as) não inscritos(as) na colação de grau perdem o direito de colar grau no semestre vigente.
FORMULÁRIOS:
Requerimento de matrícula (PDF)
Ata final de avaliação (PDF)
Para a formação de bacharel e conclusão do curso de graduação é necessário um tipo de trabalho definido como “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), cujo objetivo é a iniciação dos e das estudantes nas atividades profissionais e acadêmicas possíveis com base na formação fornecida pelo campo dos estudos da Ciência da Religião.
Segundo os regulamentos superiores do Ministério da Educação, o TCC pode conter variações ligadas às diferenças existentes entre as diversas áreas acadêmicas. Dessa forma, o TCC pode ser tanto uma monografia quanto um artigo acadêmico-científico ou um ensaio. O que se exige é o rigor, o método, a capacidade de articulação de ideias e argumentos relativos aos campos das ciências que estudam a religião ou as religiões, em perspectiva interdisciplinar, evidenciando a contribuição teórica e metodológica concedida pela formação em Ciência da Religião.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, e em consonância a este, o TCC da graduação/bacharelado em Ciência da Religião, ou 2º ciclo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, deverá ser um artigo científico.
Os artigos obedecem a normas gerais e específicas. As específicas são elaboradas por Conselhos Editoriais de Revistas e devem ser consultadas nos diversos periódicos.
Observe-se que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não define as características de configuração (linhas em branco de espaçamento etc.) de um artigo científico. As normas aqui apresentadas servem para uma melhor orientação dos alunos na realização de artigos à guisa de trabalhos acadêmicos. As normais gerais, a serem apresentadas em anexo a Plano Político Pedagógico, foram norteadas pelas sugestões e recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003).
Da definição e organização
O artigo é um trabalho científico que exige a revisão de literatura (síntese de livros, artigos, teses, monografias e outras fontes acadêmicas existentes sobre o assunto escolhido), pesquisa e rigor intelectual. Estrutura-se em:
Título (na língua do texto): claro e preciso;
Subtítulo (na língua do texto): se houver, deve estar subordinado ao título;
Autor: breve relato das credenciais do autor: ocupação atual, área de pesquisa, principais publicações, endereço eletrônico etc.;
Título, resumo e palavras-chave na língua do texto e sua tradução em inglês, francês, italiano ou alemão;
Introdução: breve exposição inicial, delimitação do assunto, justificativa, objetivos da pesquisa e situação atual do tema;
Desenvolvimento: a principal parte do artigo, onde se explica e se debate o assunto, fazendo-se uma breve revisão de literatura. Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Pontuado por subtítulos, o conteúdo será desenvolvido em estrutura dissertativa, contemplando os estudos da área temática a que o artigo será dedicado e que variam em função da abordagem do tema e do método;
Considerações finais: parte onde se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. É a exposição sintética dos resultados a que se chegou.
Referências e fontes consultadas: relação dos livros, artigos e demais fontes citadas e efetivamente trabalhadas no decorrer do texto. No caso específico dos artigos científicos, as referências não iniciam em nova página, vindo normalmente após o item anterior;
Elementos opcionais: glossário / apêndice(s) / anexo(s): são elementos opcionais.
Das características gerais
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003) divide os artigos científicos em duas categorias:
A partir dessa tipologia, os artigos científicos podem ser classificados em três dimensões que deverão nortear a escolha do graduando ou graduanda em Ciência da Religião:
Estruturado em torno de ideias e conceitos a partir de uma lista de fontes/autores bem elaborada e de qualidade acadêmico-científica comprovada;
Análise crítica ou comparativa de obras (literárias ou científicas), pessoas e autores, inclusive partindo de outras teorias ou modelos existentes;
Baseado em uma interpretação de dados primários ligados a um tema específico;
Apresentar, por exemplo, a testagem de hipóteses, modelos ou teorias;
Resultado de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa: etnografia, participação observante, história de vida, survey, etc.;
Estudo exaustivo de um caso específico (evento, organização, fenômeno), e que consta do levantamento e leitura das obras da lista de fontes, selecionando e anotando conceitos cuja aplicação seja adequada ao tema.
Observação: nos dois últimos tipos podem ser usados instrumentos como entrevistas, história de vida, questionários etc. Pode haver também coleta de dados e informações complementares junto a entidades, instituições etc. Mas qualquer que seja o tipo, sem análise e reflexão, ela transforma-se em uma “colcha de retalhos”.
IMPORTANTE:
Da avaliação e da orientação
Dos prazos e outros aspectos