Homenagem ao professor Zwinglio Mota

É com profundo pesar que recebemos hoje a notícia do falecimento do prof. Zwinglio Mota Dias. Ser humano de coração grande e competência inquestionável, deixou um enorme legado para o campo da Ciência da Religião e da Teologia, com uma vida inteira dedicada ao ecumenismo e a uma produção em defesa dos direitos humanos, das lutas sociais e da diversidade religiosa. Sua trajetória foi marcada pela perseguição da Ditadura Militar contra sua família, tendo sido o próprio Zwinglio preso pelos ditadores, e posteriormente tendo partido em exílio político. Fora do país, sua atuação foi fundamental na denuncia do autoritarismo político, promovendo ações de defesa da democracia.
Não por acaso, o primeiro Centro Acadêmico de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora carrega seu nome desde a fundação: Zwinglio sempre foi inspiração e exemplo de resistência, diálogo e compromisso social. Mas, de fato, uma das características mais marcantes da presença do professor Zwinglio foi sua generosidade e simplicidade. De afeto e ternura inigualável, encantava a todas e todos que cruzassem seu caminho. Sua partida hoje nos deixa com um enorme vazio, mas a grandeza de sua trajetória também nos suscita a responsabilidade, enquanto alunas e alunos, em fazer jus a produção de uma vida inteira dedicada a defesa do ecumenismo, do respeito às diversidades e, principalmente, do compromisso com uma produção de qualidade.
Nós, fundadores do Centro Acadêmico Zwinglio Mota Dias, deixamos nessa singela mensagem mais do que nossos pêsames: nossa profunda gratidão e admiração ao professor. Descanse em paz, Zwinglio.