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Bacharelado e a Licenciatura em Ciência da Religião preparam profissionais para pesquisa e ensino no campo de estudos sobre o fenômeno religioso, com capacitação e aprofundamento que habilitam profissionais para a docência, ações e intervenções sociais nas dimensões da vida social, da esfera pública política e em variados ramos do mercado de trabalho em que o tema religioso tenha protagonismo e ou seja reivindicado. Os cursos estimulam a reflexão sistemática, criativa e autônoma sobre o fenômeno religioso, bem como a produção de pesquisas qualificadas numa perspectiva interdisciplinar e não-confessional a respeito dos impactos dos discursos religiosos na vida social-política-econômica, na construção de identidades sociais, na formulação de horizontes de sentido e em outras dimensões da vida. Com isso, a formação profissional é aperfeiçoada, através do desenvolvimento de métodos e técnicas de pesquisa no campo da Ciência da Religião. O Bacharel em Ciência da Religião (Bach-CRE) pode trabalhar ou prestar assessoria a ONGs e instituições religiosas e civis, especialmente no que se refere à relação entre religião, cultura, diálogo inter-religioso, sociedade, ideias, crenças e filosofias religiosas. Outra oportunidade é a atuação em postos que necessitam de profissionais criativos capazes de analisar a complexidade das relações humanas no mundo contemporâneo. Assim, o debate sobre o fenômeno religioso é realizado com qualidade e excelência com a finalidade de garantir aos(as) nossos(as) estudantes competências e habilidades críticas, emancipatórias e potentes para a atuação na sociedade, no mercado de trabalho, na resolução de conflitos em ambientes de trabalho, na gestão de pessoas, em assessorias técnicas, na formulação de políticas públicas de defesa das diversidades étnico-raciais-religiosas e de gênero, no turismo religioso, na preservação de patrimônios artísticos-culturais e religiosos materiais e imateriais, em capelanias, na defesa de pautas humanitárias e na promoção de direitos universais etc. Neste sentido, o bacharelado enfatiza a pesquisa, capacitando a comunidade estudantil a prosseguir com estudos de pós-graduação (em nível de mestrado e doutorado), mas também com vistas à conquista de espaço em variados ramos do mercado de trabalho. A Licenciatura em Ciência da Religião (Lic-CRE) prepara profissionais para atuarem no campo da educação, seja em sistemas públicos ou privados, seja em ambientes socioeducativos e ou que propiciem experiências de ensino-aprendizagem, que envolvam temas relacionados às tradições, às narrativas e aos conteúdos de religião. A Lic-CRE prepara educadores e educadoras para o ensino sobre religião, especialmente, no âmbito do componente curricular Ensino Religioso, assim como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. É objetivo da Lic-CRE oportunizar aos(as) futuros(as) docentes o contato com diversas tradições religiosas presentes na constituição das sociedades, bem como reflexão sobre o fenômeno religioso e suas especificidades, por meio de um percurso formativo de atividades práticas de ensino como ações formativas centrais ao percurso de habilitação de docentes em CRE. Essas ações são implementadas por meio de programas, projetos de extensão, estágios supervisionados em instituições de ensino e outros, nos quais o corpo estudantil é motivado a planejar e executar ações de perspectiva educativa, referenciados pelos conhecimentos teóricos e metodológicos peculiares à CRE (Cf. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2019-pdf/105531-rcp005-18/file). [Abre em nova aba] Para isso, o curso oferece espaços de formação e de pesquisa em núcleos e grupos de pesquisa alocados na Pós-graduação em CRE, tanto para discentes em nível de bacharelado quanto em nível de licenciatura para fins de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e iniciação científica, nos quais se abrem probabilidades de percursos formativos em Ciência da Religião.

Avisos


Você sabia: que o ER é o único componente curricular constitucionalmente garantido?

Avisos inicial

 
O ENSINO RELIGIOSO NA  REDE PÚBLICA DE ENSINO  – Garantido na Constituição Federal
 
A Constituição da República, a carta Maior estabelece em seu artigo 210, parágrafo 1º que as escolas públicas de ensino fundamental deverão ter, obrigatoriamente, em seu curriculum, como matrícula facultativa porém dentro do horário normal de aulas, uma cadeira relacionada ao

Você sabia: que o ER é o único componente curricular constitucionalmente garantido?

Muros e Pontes: memória protestante na ditadura

Avisos evento inicial

Na quinta-feira, 11/04/2024, haverá uma atividade acadêmica organizada pelo professor Arnaldo de grande importância para nosso departamento e, certamente, para a formação discente.
O evento será realizado uma apresentação e debate sobre o documentário “Muros e Pontes: memória protestante na ditadura”.
 
Data: 11/04/2024
Local: Sala A-I-II
ICH/UFJF
 
 

Muros e Pontes: memória protestante na ditadura

MAPAS DE SALA





O mapa de salas do primeiro semestre de 2024 (2024/1) já está disponível no site do ICH.
Pedimos que consultem as salas reservadas para as seus componentes curriculares.
Caso identifiquem algum problema, solicitamos que entrem em contato com a secretaria do Instituto de Ciências Humanas – ICH.

MAPAS DE SALA

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