Inscrições abertas “Decisões baseadas em “achômetro”? Conheça Software Analytics!”

Muitas decisões tomadas durante o desenvolvimento de um software, sejam elas sobre operação, negócios ou arquitetura, são muitas vezes baseadas puramente na experiência e na intuição. Existem diversos dados e informações ao alcance dos desenvolvedores que poderiam ajudar no processo de tomada de decisão, porém raramente eles são colhidos e usados para esse fim. Essa palestra irá apresentar a técnica de Software Analytics e como ela pode se encaixar dentro de um processo de desenvolvimento ágil. Serão apresentadas práticas para a identificação de decisões críticas para o projeto, para identificação de métricas e para a análise dos dados para a tomada de decisões.

Eduardo Guerra

Sobre o Palestrante:

Eduardo Guerra atua profissionalmente como pesquisador no Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) onde foi coordenador interino do curso de pós-graduação em Computação Aplicada e colabora em projetos de aplicações espaciais. Desenvolve pesquisa na área de desenvolvimento de frameworks, design e arquitetura de software, mineração de repositórios de software e metodologias ágeis. Atuou por mais de 7 anos como editor-chefe da revista MundoJ. Foi professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) por 6 anos, onde concluiu sua graduação, mestrado e doutorado, e onde hoje é um dos responsáveis pelo Programa de cursos integrados Programação Java e Desenvolvimento Ágil na plataforma Coursera. Possui diversas certificações da plataforma Java e experiência como arquiteto de software. Participa de projetos open-source, como SwingBean, Esfinge e ClassMock e é autor dos livros “Design Patterns com Java – Projeto Orientado a Objetos Guiado por Padrões” e “Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações”. Ele acredita que um bom software se faz mais com criatividade do que com código e vive em busca de melhores formas para seu desenvolvimento.

DATA: 09/07/2019 às 19h
LOCAL: S113 ICE Prédio REUNI
INSCRIÇÕES:

Alunos e Servidores da UFJF:

Acesse o iNtegra e faça login com sua Matrícula/SIAPE e senha do Siga. Selecione Eventos >> GET-SI Palestras (2019-1) >> Mais informações >> Selecionar a data e Inscrever-se.

Alunos e Profissionais externos a UFJF:

Acesse o iNtegra, clique em Eventos >> Inscrição em Eventos >> GET-SI Palestras (2019-1) >> Mais informações >> Selecionar a data >> Se inscreva >> Informe seu CPF, nome completo e e-mail.