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2019

Título do Artigo: Análise das Causas de Reprovação na Disciplina  de Tecnologia da Informação I da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: XIX Sudeste PET 2019 (Encontro da Região Sudeste dos Grupos PET), UFRRJ – 29/03/2019 a 01/04/2019.

Autores: BARBOSA, C. C. C.; CANDIAN, A. F. L.; CORRÊA, T. T. B.; LOPES, I. M.; NUNES, R. C. P

Resumo: Observando a alta taxa de reprovação na disciplina de Tecnologia da Informação 1 (TI1) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi realizado um estudo com o objetivo de identificar possíveis causas para tal fenômeno e, assim, contribuir para melhorias na disciplina. A pesquisa foi feita através de formulários aplicados para coleta de dados durante o semestre. Com isso, foi possível analisar certos aspectos das respostas obtidas e, então, achar prováveis motivos para a elevada retenção nessa disciplina. Ademais, foram propostas medidas apresentadas ao professor para melhorias em TI1.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Retenção; Pesquisa.

Artigo Completo: PDF.

 

Título do Artigo: Aplicação da Metodologia 5S no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: XXIV ENAPET 2019 (Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial), UFRN – 14/07/2019 a 19/07/2019.

Autores: Ana Flávia de Lima Candian; Camila de Cássia Campos Barbosa; Isadora Lopes Nogueira; Thiago Toledo Barbosa Corrêa; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: O Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza projetos com o intuito de melhoria da graduação. Dentre eles o projeto de implementação dos 5 sensos (5S), ferramenta da qualidade usada na organização de espaços, o qual foi demandado pelo ramo estudantil IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) da UFJF a fim de obter melhorias na sua estruturação. A partir disso, o objetivo do trabalho foi descrever essa execução e mostrar os resultados obtidos com a mesma. Através de uma metodologia de pesquisa-ação, a qual investiga e diagnostica um problema que precisa ser melhorado, criou-se um programa de aplicação da ferramenta. Tal programa contém 6 etapas, são elas: diagnóstico da situação atual, pesquisa pré-implementação do programa, treinamento com dinâmica do programa, criação da lista de tarefas, acompanhamento dos cumprimentos das atividades e pesquisa pós-implementação. Na sequência, os resultados foram obtidos e perceptíveis, tanto na aplicação do survey pré e pós-implementação quanto visualmente no local realizado. Dessa forma, foi possível perceber a importância e a aplicabilidade do 5S, bem como a consequente melhoria que o mesmo resulta em um ambiente.

Palavras-chave: Metodologia 5S, Pesquisa-Ação, IEEE, Qualidade.

Artigo Completo: PDF.

 

Título do Artigo: Criação de um Planejamento Estratégico no GET-Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: XXIV ENAPET 2019 (Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial), UFRN – 14/07/2019 a 19/07/2019.

Autores: Conrado Machado Faria; Hugo José Jacob de Paula; Isadora Lopes Nogueira; Lorrayne Nogueira Pereira Duarte; Pedro Henrique Terror Aguiar; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: O Planejamento Estratégico (PE) é uma metodologia de grande auxílio para o direcionamento das atividades de uma organização e na elaboração de suas metas para o cumprimento dos objetivos traçados. Sendo estes assuntos de grande importância para o Engenheiro de Produção, o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaborou um PE para o próprio grupo. O objetivo era alcançar melhores resultados nos projetos, em concordância com os objetivos do programa. No artigo presente, são analisados os impactos causados por um PE nas atividades e no rendimento do GET-Produção e são apresentados e discutidos os resultados alcançados internamente.

Palavras-chave: Planejamento estratégico, GET, metas, gestão do conhecimento.

Artigo Completo: PDF.

 

Título do Artigo: A Eficiência do Lean Manufacturing na Montagem de Carrinhos LEGO®

Publicado em: XXIV ENAPET 2019 (Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial), UFRN – 14/07/2019 a 19/07/2019.

Autores: Pedro Henrique Terror Aguiar; Conrado Machado Faria; Hugo José Jacob de Paula; Isabelle Mendes Lopes; Lorrayne Nogueira Pereira Duarte; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: O Lean Manufacturing preza pela redução de desperdícios, por isso é um tema relevante não somente na Engenharia de Produção, mas em qualquer processo produtivo. Por esse motivo, o Grupo de Educação Tutorial de Engenharia de Produção (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu uma metodologia de ensino dessa ferramenta por meio de dinâmicas, visando a melhor apreensão do conhecimento. O presente trabalho tem o objetivo de discutir a eficácia da Manufatura Enxuta, através de aplicação de workshops, nos quais foram coletados dados do desempenho nas dinâmicas antes e depois da apresentação dos conceitos. A partir da análise desse material, foi possível inferir que, de fato, o Lean Manufacturing tem impacto positivo em um sistema produtivo.

Palavras-chave: Lean Manufacturing, Desperdícios, Engenharia de Produção, Oficina.

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Título do Artigo: Análise do Impacto de Dinâmicas de Aplicação no Aprendizado de Alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: XV EMEPRO 2019 (Encontro Mineiro de Engenharia de Produção), Viçosa/MG – 16/08/2019 a 18/08/2019.

Autores: Ana Flávia de Lima Candian; Camila de Cássia Campos Barbosa; Isabelle Mendes Lopes; Thiago Toledo Barbosa Corrêa; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: O uso de dinâmicas são responsáveis por auxiliar na retenção de conteúdos no processo de aprendizagem. Tendo isso em vista, o Grupo de Educação Tutorial (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu atividades com o objetivo de evidenciar o impacto das mesmas em alunos do ensino superior da respectiva faculdade. A metodologia usada foi de cunho descritivo, de caráter exploratório e com procedimento survey. Para isso, foram realizados dois workshops (Scrum e Lean Manufacturing) que apresentavam conteúdos juntamente com dinâmicas e, por fim, foram aplicados questionários para os participantes. Com a análise dos resultados obtidos percebeu-se que a utilização das dinâmicas auxilia no aprendizado, na motivação e na compreensão da relação entre conteúdos teóricos de forma prática. Além disso, verificou-se a alta receptividade dos participantes com as atividades. Por fim, os dados obtidos permitiram concluir a influência positiva das dinâmicas de aplicação no aprendizado.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Atividades, Conhecimento, Conteúdo, Acadêmicos.

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Título do Artigo: Uma abordagem prática para a teoria envolvendo a Cadeia de Suprimentos

Publicado em: XV EMEPRO 2019 (Encontro Mineiro de Engenharia de Produção), Viçosa/MG – 16/08/2019 a 18/08/2019.

Autores: Ana Flávia de Lima Candian; Conrado Machado Faria; Lorrayne Nogueira Pereira Duarte; ThiagoToledo Barbosa Corrêa; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: Gerir a cadeia de suprimentos de forma eficiente é uma das grandes dificuldades as quais as organizações enfrentam. O Engenheiro de Produção tem um papel fundamental de controlar e planejar esta cadeia, de forma que os processos sejam otimizados. Tendo em vista a importância do conhecimento teórico e prático a respeito do assunto para os estudantes de Engenharia de Produção, o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elaborou um projeto, detalhado ao longo do presente artigo, o qual visa demonstrar, de forma prática, a teoria envolvida na gestão cadeia de suprimentos. Para tal, o grupo utiliza Beer Game, um jogo cujo objetivo é simular o comportamento de uma cadeia de suprimentos com demanda flutuante.

Palavras-chave: Jogo; Logística; Planejamento; Demanda; Lead Time, Efeito chicote.

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Título do Artigo: Desenvolvimento de um método de ensino de Layout através de uma abordagem prática

Publicado em: XV EMEPRO 2019 (Encontro Mineiro de Engenharia de Produção), Viçosa/MG – 16/08/2019 a 18/08/2019.

Autores: Camila de Cássia Campos Barbosa; Hugo José Jacob de Paula; Isadora Lopes Nogueira; Pedro Henrique Terror Aguiar; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: Um layout eficiente pode impactar fortemente nos custos da produção. Dito isso, esse tema tem grande aplicabilidade nas indústrias e importância para profissionais, principalmente da Engenharia de Produção. Com isso, o Grupo de Educação Tutorial (GET-Produção) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) buscou criar um método prático de ensino de layout, visando a transmissão de conceitos e capacitação dos discentes. Este trabalho demonstra o desenvolvimento de uma oficina cujo objetivo é ensinar os conceitos de layout utilizando-se de um jogo que simula a produção de geleias. Para isso, esse artigo expõe como se deu a criação do minicurso, desde o processo de estudo até o desenvolvimento e aprimoramento da dinâmica. Por fim, o Grupo pretende continuar a realização de aplicações, difundindo ainda mais o conhecimentos sobre o tema de forma prática para os alunos.

Palavras-chave: Oficina; Arranjo Físico; Dinâmica; Engenharia de Produção; Alunos.

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Título do Artigo: Engenharia na Vida: um Projeto de Extensão do Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: XV EMEPRO 2019 (Encontro Mineiro de Engenharia de Produção), Viçosa/MG – 16/08/2019 a 18/08/2019.

Autores: Conrado Machado Faria; Hugo José Jacob de Paula; Isadora Lopes Nogueira; Pedro Henrique Terror Aguiar; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: O Engenheiro de Produção tem o papel chave de levar para o mercado uma grande bagagem de conhecimento na resolução de problemas e obtenção de melhores resultados. Visando disseminar fundamentos, e adaptar para o contexto pessoal de cada indivíduo, o GET- Produção criou um projeto de extensão para difundir as ideias de algumas ferramentas da Engenharia de Produção e como aplicá-las na vida pessoal. A partir desta iniciativa, o Grupo almeja passar conhecimento a respeito das ferramentas propostas, principalmente para estudantes de escolas públicas, bem como da Engenharia de Produção, despertando, assim, o interesse pela profissão.

Palavras-chave: Projeto de extensão; Ferramentas; Engenharia de produção.

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Título do Artigo: O Impacto do Scrum no Gerenciamento de Projetos de Uma Equipe de Foguetemodelismo da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: II SINEP (Simpósio Nacional de Engenharia de Produção), Dourados/MS – 29/10/2019 a 01/11/2019.

Autores: Hugo José Jacob de Paula; Isabelle Mendes Lopes; Lorrayne Nogueira Pereira Duarte; Pedro Henrique Terror Aguiar; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: Os Programas de Educação Tutorial (PET) realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais têm por objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a sua formação acadêmica. Pensando nisso, o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (GET-Produção) ou PET Institucional Produção deu início ao projeto detalhado ao longo deste artigo. Tal projeto tem como objetivo analisar o impacto do Scrum no gerenciamento de projetos e implementar a metodologia em uma equipe de competição da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a finalidade de otimizar as atividades necessárias para a entrega do produto final.

Palavras-chave: Gerenciamento ágil; Scrum; Acompanhamento; Gestão à vista.

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Título do Artigo: Análise do Impacto de Aulões na Disciplina de Tecnologia da Informação I na Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado em: II SINEP (Simpósio Nacional de Engenharia de Produção), Dourados/MS – 29/10/2019 a 01/11/2019.

Autores: Camila de Cássia Campos Barbosa; Conrado Machado Faria; Isabelle Mendes Lopes; Lorrayne Nogueira Pereira Duarte; Roberta Cavalcanti Pereira Nunes.

Resumo: Por propiciar possíveis melhorias na qualidade do Ensino e, por consequência, melhores profissionais, a avaliação e análise de disciplinas é extremamente relevante. A partir da percepção de uma alta taxa de retenção na disciplina de Tecnologia da Informação I (TI I) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Produção (GET-Produção) da Instituição desenvolveu uma pesquisa afim de analisar as causas desse elevado índice. No quarto semestre a partir do início da realização da pesquisa, o grupo iniciou a realização de aulões com o conteúdo do curso. Este trabalho visa analisar sob este viés a questão da reprovação na disciplina, apontando, de modo descritivo, os resultados obtidos com esta iniciativa.

Palavras-chave: Aulões; Tecnologia da Informação; Retenção.

Artigo Completo: PDF.