As metodologias ativas de ensino-aprendizagem inserem o discente como principal responsável pela processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Os integrantes do GET serão orientados para desenvolver, aplicar e avaliar o impacto de diferentes metodologias, entre as quais se destacam: o mapa conceitual, com a produção de diagramas que indicam relação entre conceitos e ideias em uma perspectiva bidimensional; a aprendizagem baseada em problemas (PBL), que visa capacitar o discente a desenvolver uma solução viável para um problema proposto, utilizando seus conhecimentos e habilidades; a construção de algoritmos, que auxiliem na tomada de decisão; e os jogos didáticos, que propiciam um ambiente envolvente de aprendizagem e manifestação do comportamento espontâneo dos discentes. As estratégias a serem elaboradas pelo GET serão propostas para docentes colaboradores das diferentes áreas do curso de Medicina Veterinária e a aplicação das metodologias será acompanhada e avaliada por meio de questionários.
No 1º semestre de 2019 foram desenvolvidas atividades envolvendo metodologias ativas nas disciplinas de Clínica de Pequenos Animais (TBL – Team-Based Learning) e Obstetrícia Veterinária (algoritmos de tomada de decisão), que foram muito bem avaliadas pelos discentes e docentes participantes.