Fechar menu lateral

Atividades de Pesquisa

Todos os alunos do GET atuam na pesquisa científica com a orientação de professores colaboradores do GET.

.

Um Algoritmo Multi-Start Iterated Greedy para o Problema de Roteamento de Veículos com Drones e Janela de Tempo

Aluno: Marcelo Ian Rezende Menezes

Orientadores:  Lorenza Leão Oliveira Moreno, Luciana Brugiolo Gonçalves e Stênio Sã Rosário Furtado Soares.

Descrição: O roteamento de veículos em áreas urbanas combinando caminhões e drones propicia vantagens no processo de entrega de mercadorias, como a redução no tempo total de atendimento, redução do custo de transporte e da emissão de CO2, já que drones não fazem uso de combustíveis fósseis. Uma variação do problema de roteamento de veículos – VRP (Vehicle Routing Problem) onde se utiliza uma frota combinada de caminhões e drones e se considera janelas de tempo nos clientes, abreviada como VRP-DTW, é abordada neste trabalho. É proposto um algoritmo Multi-Start Iterated Greedy (MIG) combinado com Random Variable Neighborhood Descend (RVND). Os resultados preliminares são comparados com outras abordagens na literatura e demonstram que abordagem proposta é competitiva em termos de valor das soluções obtidas e em relação à eficiência de tempo computacional.

.

Ampliação das metodologias de avaliação em Interfaces Cérebro-Máquina.

Aluno: Gabriel Henrique de Souza

Orientador: Heder Soares Bernardino

Descrição: Interfaces Cérebro-Máquina (BCI) são sistemas que permitem a comunicação direta entre o cérebro e algum componente eletrônico. Quando uma pessoa executa uma determinada tarefa mental, a BCI consegue traduzir o comando sem que a pessoa o diga explicitamente.

Para que as BCI funcionem corretamente, elas necessitam de algumas etapas:
* Coleta do sinal cerebral – normalmente feita com um eletroencefalograma (EEG).
PesquisaGabriel

* Processamento e classificação do sinal.
* Execução da tarefa traduzida do cérebro.
* Observação da tarefa sendo executada por parte da pessoa.

E para que a pessoa possa usar a BCI de maneira proveitosa, é preciso levar em conta:
A taxa de acerto da BCI
* O atraso para executar cada comando
* O tempo que leva para a BCI aprender a traduzir o sinal
* Quanto tempo a pessoa precisa usar a BCI

* Qual o custo de produção e manutenção dos equipamentos
* Como a BCI se comporta com diferentes pessoas

 

Nesse trabalho, nós estamos avaliando as métricas atuais e desenvolvendo novas métricas para avaliar a qualidade de uma BCI.
Levando em consideração outras características além da taxa de acerto do modelo – que é a principal métrica usada nos trabalhos de BCI.

.

Métodos de filtragem temporal aplicados a Interface Cérebro Máquina para SSVEP.

Aluno: Hiero Henrique Barcelos Costa

Orientador: Heder Soares Bernardino

Descrição: Interface Cérebro Máquina consiste na tradução de um sinal cerebral para seu uso em algum dispositivo externo.
Entre as formas de coleta do sinal cerebral, o eletroencefalograma é o equipamento mais utilizado por ser não-invasivo e portátil.
Porém, por ser um equipamento não invasivo, ele é muito mais suscetível a ruídos.
Nesse contexto, é necessário haver a filtragem desse sinal para melhorar o signal-to-noise ratio (SNR).
Isso é muito importante com aplicações que dependem da frequência do sinal como, por exemplo, o uso do equilíbrio de potenciais evocados visuais (SSVEP).
Com a melhora dessas filtragens, aplicações como digitação por pensamento ou navegação terão uma melhor eficiência.

.

Modelagem matemática de tratamentos por hipotermia

Aluno: Davi Luís de Faria Rocha.

Orientador: Ruy Freitas Reis

Descrição: Visto que os tratamentos disponíveis atualmente para o câncer apresentam limitações significativas e podem causar efeitos adversos, é crucial buscar alternativas que possam abordar esse problema que afeta tantas pessoas ao redor do mundo de maneira efetiva. Portanto, este estudo se propõe a desenvolver um modelo numérico para avaliar o potencial do tratamento de tumores por hipotermia – o resfriamento da região afetada.

.

Métodos numéricos híbridos para estudo de turbulência.

Aluno: Gabriel Mattos.

Orientador: Iury Higor Aguiar da Igreja

.

Simulação do comportamento do concreto submetido a altas temperaturas.

Aluno: Júlia Zoffoli Caçador

Orientador: Lahis Souza de Assis e Joventino de Oliveira Campos

Descrição: O concreto é um material compósito amplamente utilizado na indústria da construção civil, por suas características favoráveis ao emprego nos mais diversos elementos estruturais. Apesar de muito estudado, simular computacionalmente o comportamento do material frente a diferentes solicitações não é uma tarefa simples. Isso porque suas características microestruturais impactam diretamente em sua resposta macroscópicas. Assim, para que essas análises capturem a realidade, a consideração do material na mesoescala – na qual são distinguidas as fases agregado, argamassa e zona de transição interfacial, em geral – torna-se extremamente importante. Sendo assim, este trabalho pretende desenvolver uma ferramenta eficiente para gerar corpos de prova sintéticos de concreto a partir da curva granulométrica e do percentual de agregados, nos quais estes estejam aleatoriamente distribuídas na matriz de argamassa, para que análises posteriores possam ser realizadas com esses modelos geométricos.

.

Aprendizado de máquina aplicado à segmentação de imagens médicas do coração.

Aluno: Robert Gonçalves Vieira de Souza

Orientador: Joventino de Oliveira Campos

.

Simulação de líquidos incompressíveis usando a biblioteca Deal II

Aluno: Luiz Gustavo Ferreira Nazareth

Orientador: Iury Higor Aguiar da Igreja

Descrição: Desenvolvimento e a aplicação de técnicas computacionais para modelar o comportamento de fluidos que mantêm volume constante sob pressão. O foco principal está na resolução das equações Diferenciais, que governam o movimento dos fluidos, empregando métodos como o de diferenças finitas, volumes finitos ou elementos finitos. A pesquisa explora a eficiência e a precisão dessas abordagens na representação de fenômenos fluidodinâmicos, como o escoamento e a interação com objetos sólidos, e pode incluir a implementação de algoritmos avançados para garantir a estabilidade e a convergência das soluções numéricas, além de comparações com dados experimentais ou resultados analíticos para validar os modelos desenvolvidos.

.

Serious game for Attention Improvement.

Aluno: Augusto de Filippo Cavalini

Orientador: Heder Soares Bernardino

Descrição: Interfaces Cérebro-Máquina (BCI) são equipamentos utilizados para interpretação de sinais cerebrais com base nos sinais elétrico emitidos pelo cérebro. Os sinais são coletados por um eletroencefalograma (EEG) e posteriormente analisados e classificados por um código que seleciona alguma característica a ser estudada. Uma possível característica de ser estudada é o nível de atenção de uma pessoa. Com base na classificação da atenção de uma pessoa é possível criar um jogo que encoraje a atenção ou desencoraje a falta de atenção, esse tipo de jogo pode ser utilizado no treinamento de atenção para pessoas no espectro autista, pessoas com déficit de atenção, ou qualquer pessoa que queira treinar sua atenção

.

Data Augmentation Methods for Delay Reduction in Brain Computer Interface.

Aluno: João Stephan Silva Maurício

Orientador: Heder Soares Bernardino

Interfaces Cérebro-Máquina (BCI) conectam o pensamento humano a dispositivos eletrônicos sem uso de músculos. O eletroencefalograma (EEG) é comumente usado em BCI por ser não invasivo e fácil de aplicar, embora possua muito ruído e demande várias etapas para classificar o sinal cerebral. Diversos métodos foram propostos para BCI, como FBSCP, SEE, CSP, SFGP, EEGNET e geometria Riemanniana. Devido à natureza do problema, há um atraso de 2 a 2,5 segundos entre o pensamento e a classificação, o que é problemático para aplicações em tempo real. Além disso, cérebros e sinais cerebrais variam entre indivíduos, exigindo a criação de um modelo específico para cada usuário, o que demanda tempo e esforço. Métodos de aumento de dados podem reduzir o tempo para criar conjuntos de treinamento, mas não diminuem o atraso de classificação. Outras métricas devem ser usadas para avaliar esse atraso junto com as de performance.

.

Finalizados

.

Aluno: Ruan Medina Carvalho

Título: Agrupamento de modelos 3D de proteínas no refinamento estrutural automático do MHOLine

.

Aluno: Jhuan Barbosa da Silva e Cedro

Título: Análise Isogeométrica em Estruturas de Barras

.

Aluno: Daniel Augusto Mendes Moura

Título: Algoritmos Metaheurísticos de Otimização

.

Aluno: Carlos Alexandre de Almeida Pires

Título: Alinhamento de Ontologias com Heurísticas Multiobjetivo

.

Aluno: Viviane de Jesus Galvão

Título: Análise Comparativa de Técnica de Busca Padrão Combinada com Otimização por Enxame de Partículas e Estratégias Evolutivas

.

Aluno: Gabriel Henrique de Souza

Título: Análise da Corrente induzida na Estimulação Magnética Transcraniana

.

Aluno: Pedro Henrique Santos Muniz e Silva

Título: Aplicação de Estratégias Evolutivas com Penalização Adaptativa em Problemas de Otimização com Restrições

.

Aluno: Agilian Lucas de Paiva Melo

Título: Autômatos Celulares

.

Aluno: Eduardo Melão

Título: Avaliação da interferência aerodinâmica entre as pás e a torre de uma turbina eólica.

.

Aluno: Carlos Alexandre de Almeida Pires

Título: Avaliação do Impacto da Afinidade de Processador no Desempenho de Aplicações Paralelas Executadas em Ambientes de Memória Compartilhada

.

Aluno: Luiz Arthur Ventura Carvalho de Araujo

Título: B-Spline

.

Aluno: Joventino de Oliveira Campos

Título: CFD – Dinâmica de fluido computacional e Equações de Navier-Stokes

.

Aluno: João Pedro Carvalho dos Reis

Título: Desenvolvimento de um script Python para Abaqus para Desenvovimento otimização de temperatura de Pré-carga de molas helicoidais

.

Aluno: Ana Lívia Soares Silva de Almeida

Título: Ferramentas de Visualização Científica para Scanner 3D

.

Aluno: Tales Lima Fonseca

Título: Integração de Plataformas Computacionais para a Solução de Problemas de Otimização em Engenharia

.

Aluno: Evelyn Aparecida de Oliveira

Título: Mecânica de Contato entre Superfícies

.

Aluno: Mateus Teixeira Magalhães

Título: Método de Lattice-Boltzmann e método das fronteiras imersas para simulação de interação fluido-estrutura

.

Aluno: Pedro Henrique Gonçalves Rolim

Título: Método de Lattice-Boltzmann para Equações de Águas Rasas

.

Aluno: Evelyn Aparecida de Oliveira

Título: Métodos Numéricos para Soluções de Equações Diferencias Ordinárias (E.D.O.), Método de Euler, Método Runge-Kutta

.

Aluno: Sebastião Lúcio Reis de Souza

Título: Mídias Digitais e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

.

Aluno: João Gabriel da Silva Marra

Título: Server Farm

.

Aluno: Lorran Ferreira Maroco Sutter

Título: Modelagem Geométrica de Malhas 3D do Músculo Cardíaco com Vascularizações

.

Aluno: Joventino de Oliveira Campos

Título: Simulações Computacionais Através do Método de Lattice Boltzmann

.

Aluno: Rodrigo Coelho Villa Verde

Título: Simulação de fluidos pela discretização do espaço

.

Aluno: Gabriel Henrique de Souza

Título: Telepresença através de Realidade Virtual

.

Aluno: Iago Gomes de Lima Rosa

Título: Tratamento Numérico das Equações de Dinâmica dos Fluidos Computacionais

.

Aluno: Lorran Ferreira Maroco Sutter

Título: Uma introdução ao estudo da utilização de malhas não estruturadas no método dos volumes finitos

.

Aluno: Jhuan Barbosa da Silva e Cedro

Título: Uso de Redes Neurais Artificiais no Estudo de Processos Estocásticos

.

Aluno: Gabriel Brandão de Miranda

Título: Utilização de Tecnologias Tridimensionais no Desenvolvimento de uma Prótese para Cão