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Projeto MIT App Inventor

O curso MIT App Inventor tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio uma introdução aos conceitos fundamentais de programação e desenvolvimento de jogos, visando não apenas o enriquecimento do conhecimento técnico desses estudantes, mas também despertando o interesse pela área da Engenharia Computacional. Para alcançar esse propósito, o projeto é coordenado pelo professor Pedro Henrique Vale (DCC/UFJF) com o auxílio do tutor Joventino, que lideram a equipe de bolsistas responsáveis pela execução das atividades.

A metodologia adotada envolve a realização de aulas expositivas presenciais na escola, nas quais são apresentados os princípios básicos da programação, bem como as ferramentas e técnicas necessárias para o desenvolvimento de jogos através da plataforma MIT App Inventor. Além das exposições teóricas, são propostos exercícios práticos destinados a estimular o aprendizado dos alunos e consolidar os conhecimentos adquiridos.

Ao longo do curso, que compreende um total de nove aulas, os bolsistas se dedicam a planejar e preparar o material didático, incluindo roteiros de aula e atividades práticas. Além disso, é proposto um desafio final, no qual os alunos são incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos para desenvolver seu próprio jogo. Esse desafio não apenas testa as habilidades dos estudantes, mas também os motiva a explorar e aprimorar suas competências em programação e design de jogos.

Cada aula tem duração de aproximadamente duas horas e meia, garantindo o entendimento dos conceitos abordados e o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Para facilitar o processo de aprendizado, os bolsistas se dedicam a oferecer suporte aos estudantes, esclarecendo dúvidas e auxiliando no desenvolvimento do projeto.

Os resultados obtidos até o momento indicam que o projeto tem sido bem-sucedido, com todos os objetivos propostos sendo alcançados. Os alunos têm demonstrado progresso significativo em seu aprendizado, conforme evidenciado pelo sucesso do desafio final, que reflete a compreensão dos conceitos básicos de programação e suas aplicações na prática. Além disso, a receptividade da escola ao projeto tem sido positiva, com a instituição manifestando interesse em continuar oferecendo o curso no próximo ano letivo.