Curso Online MIT App Inventor

Durante o mês de maio de 2024, o Grupo de Educação Tutorial de Engenharia Computacional (GET EngComp) da UFJF ofereceu um curso focado no desenvolvimento de aplicativos e jogos para celular usando o MIT App Inventor. Este curso visou não apenas ensinar habilidades técnicas, mas também fomentar o pensamento computacional entre os participantes, utilizando a metodologia de programação por blocos, que é intuitiva e eficaz.

O curso foi estruturado em 8 aulas, cada uma com duração de aproximadamente uma hora, realizadas às terças e quintas. Sendo totalmente gratuito e online, o curso foi acessível a uma ampla gama de interessados. Além disso, a emissão de certificados ao final do curso foi um incentivo adicional para a participação e conclusão das atividades.

A principal característica deste curso foi o uso do MIT App Inventor, uma plataforma criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) que permite a criação de aplicativos de maneira visual e simplificada. O App Inventor utiliza um sistema de blocos de construção, onde cada bloco representa uma função ou um conjunto de instruções. Este método de programação é ideal para quem está começando, pois facilita a compreensão dos conceitos fundamentais da programação sem a complexidade de uma linguagem de programação tradicional.

Ao longo das aulas, os participantes foram introduzidos aos conceitos básicos de design de aplicativos e jogos, lógica de programação e resolução de problemas. As aulas foram progressivamente cobrindo tópicos como a criação de interfaces de usuário, uso de sensores do dispositivo móvel e desenvolvimento de funcionalidades interativas para jogos. Cada sessão incluiu demonstrações práticas e exercícios que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam imediatamente.

O curso também contou com uma dinâmica especial: os melhores participantes teriam a oportunidade de integrar um projeto de extensão futuro com o GET EngComp. Essa oportunidade extra foi um grande incentivo, estimulando os participantes a se dedicarem e aplicarem seus conhecimentos de forma mais aprofundada. A possibilidade de colaborar em um projeto real proporcionou uma experiência prática e uma chance de se envolver mais diretamente com o ambiente acadêmico e de pesquisa do grupo.