GET na Introdução à Engenharia Computacional

A disciplina “Introdução à Engenharia Computacional” é obrigatória para o segundo período do curso de Engenharia Computacional. A convite dos coordenadores do curso, o GET Engenharia Computacional realiza atividades na disciplina, incluindo apresentações das atividades do grupo, da grade do curso e monitoria em um dos trabalhos propostos. Este trabalho envolve o estudo da linguagem Python para resolver problemas relacionados aos métodos numéricos, direcionado aos alunos matriculados na disciplina.

O projeto tem como principais objetivos apresentar as atividades do grupo aos alunos do curso e de Ciências Exatas interessados na Engenharia Computacional, incentivando-os a participar de atividades extracurriculares para enriquecer sua experiência acadêmica. Já a monitoria, visa introduzir os alunos aos principais conceitos e ferramentas do curso, como modelagem computacional, programação em Python e visualização de resultados, para melhor compreensão da proposta do curso e capacidade de resolver problemas computacionalmente.

O GET ministrou aulas na disciplina, abordando Python, na qual foram ensinadas a sintaxe, funcionalidades principais e bibliotecas numéricas da linguagem. Além disso, foi ministrada uma aula com o intuito de apresentar o conteúdo básico de Métodos Numéricos com o auxílio de atividades práticas relacionada. Ademais, foi realizada uma apresentação do GET aos alunos, destacando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os resultados foram promissores, com os alunos demonstrando habilidades no uso do Python e suas bibliotecas científicas para resolver problemas de métodos numéricos. Cinco alunos que cursaram a disciplina se inscreveram no processo seletivo do GET Engenharia Computacional, refletindo o impacto positivo das atividades do grupo e o crescente interesse dos estudantes na área.