XIX InterPET/GET UFJF

Acadêmicos dos programas e grupos de educação tutorial (PET e GET) da UFJF se reuniram no sábado, 21 de outubro, para participar do XIX InterPET/GET, evento anual que visava possibilitar a integração, troca de experiências e aprendizado entre os participantes.

O encontro teve inicio às 8h no Anfiteatro Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, com o credenciamento, a apresentação e a mesa de abertura. O evento possibilita conhecer a fundo outros programas e grupos e assim trocar experiências e formar novas parcerias de projetos, através de dinâmicas, apresentações e grupos de discussões. As inscrições, foram realizadas de forma online e era restrita a membros de PETs e GETs da UFJF, além de tutores e egressos. Foram emitidos certificados para os participantes.

Os Programas e Grupos de Educação Tutorial desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com o conteúdo curricular do curso de graduação a que estão ligados, tendo como objetivo proporcionar aos participantes experiências individuais e coletivas que tornem melhor sua formação acadêmica e pessoal. Produção de artigos científicos com orientação de professores, criação de módulos e oficinas nas quais são discutidos temas voltados ao conteúdo do curso e desenvolvimento de projetos que permitem o estudante realizar trabalhos práticos estão entre as atividades dos grupos

Minicurso de Lattes

As atividades oferecidas foram ministradas pelos próprios grupos tutoriais, sendo divididas entre oficinas e grupos de discussão e trabalho (GDT’s) , sendo que o primeiro tinha como objetivo ensinar ou capacitar os inscritos em alguma modalidade de uma forma interativa, e o segundo servia para que os integrantes dos grupos tutorias pudessem realizar discussões sobre temas importantes e trazer soluções ou aprimoramentos para a dinâmicas funcionais dos GET/PET’s.

Dentre as atividades oferecidas, a participação do GET EngComp ficou restrita ao desenvolvimento da oficina de Lattes que ocorreu entre 09:30 e 11:30 e que tinha como objetivo a criação e atualização do currículo nesse sistema. Esse é uma plataforma formada pela reunião de dados acadêmicos e profissionais de uma pessoa em uma única página pessoal dentro da Plataforma Lattes, gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma instituição gerida pelo Governo Federal, além de ser indicada a todo estudante e pesquisador que deseja registrar suas produções e organizá-las em um local reconhecido e de fácil acesso para a comunidade científica.

No encerramento da reunião, o evento contou 7 oficinas e 6 GDT’s aplicados como o esperado e foi considerado um sucesso. Para mais informações sobre o encontro, entre em contato com o InterPET/GET.