Visita ao Centro de Tecnologia da Informação

Entrada do Centro de Tecnologia da Informação.

Durante três dias, 10 a 12 de julho de 2013, a equipe do CTI-Campinas abriu as portas da Divisão de Tecnologias Tridimensionais para alunos de diversas áreas das universidades UFJF, UFMG e UFVJM que buscavam mais informações sobre a aplicação da tecnologia tridimensional e detalhes sobre a transposição de arquivos de imagens para modelos. Estavam presentes fisioterapeutas, dentistas/ortodontistas e engenheiros mecânicos, estes vindos das universidades UFVJM e UFMG; os representantes da UFJF eram os alunos de doutorado em Modelagem Computacional Marcos Ribeiro e Ricardo Campos, e os alunos de graduação do curso Engenharia Computacional, também bolsistas do GET-EngComp, Guilherme Bernardo e Viviane Galvão.

Localizado em Campinas, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação atuante na área de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação. Dentre as divisões de pesquisa do CTI, a Divisão de Tecnologias Tridimensionais – DT3D, é a responsável pela aplicação dos resultados das linhas de pesquisas sobre modelos tridimensionais em diversas áreas do conhecimento, contribuindo atualmente nas áreas médica(PROMED), industrial(PROInd) e em experimentos científicos(PROExp).

O termo Tecnologia Tridimensional ganha uma ramificação extensa dentro da DT3D, gerando um número considerável de linhas de pesquisas e resultados interessantes. Uma dessas linhas de pesquisa destina atenção a Prototipagem Rápida – ou manufatura aditiva ou Impressão 3D, que transporta a modelagem computacional para o nível concreto, otimizando a fabricação de materiais com escala de detalhes bastante complexa. Ainda, a equipe DT3D tem foco no tratamento de arquivos de imagens para gerar modelos computacionais, principalmente na área biomecânica. Para isso, eles utilizam o conceito de BioCAD, um protocolo de criação de modelos de uma estrutura biológica, e a técnica dos elementos finitos.

Em paralelo, o CTI criou o software InVesalius o qual fornece ferramentas para visualização de imagens médicas, possibilitando geração de superfícies 3D de imagens de tomografias e ressonâncias magnéticas, o qual possibilita suporte cirúrgico e facilidades para geração de próteses.

Sala do do Centro de Tecnologia da Informação.

Sala do Centro de Tecnologia da Informação.

Apesar da diversidade das áreas de atuação dos visitantes, foi possível encontrar um fio de ligação entre todos os interesses: a modelagem computacional. Isto mostra, para um futuro profissional desse setor, o quão diversa é sua área de trabalho, inferindo que, atualmente, a tecnologia computacional está tomando espaço no mundo e na repercussão da melhoria de recursos em nossa vida. Diante desse tema, temos que um Engenheiro Computacional, como profissional extremamente preparado para isso, tem título e preparação interdisciplinar necessários para aplicar os recursos da modelagem e simulação computacional em diversas situações, o que implica numa nova geração de profissionais de atuação promissora em qualquer ponto de desenvolvimento e pesquisa.