Fechar menu lateral

Visita ao INMETRO

Pessoas do GETEngComp no INMETRO.

GET-EngComp no INMETRO.

O Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) recebeu o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional, alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Computacional, a Tutora Flávia de Souza Bastos e os Professores Marcelo Lobosco e Luis Paulo Barra, para que conhecessem diversos laboratórios de pesquisa e projetos da área científica e engenharias.

 

Sobre o INMETRO:

Logo do INMETRO.O INMETRO é uma autarquia federal (entidade administrativa que atua independentemente do poder central), que trabalha junto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Na prática, funciona como uma secretaria do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, cuja sigla é CONMETRO. A principal missão do INMETRO é analisar as condições técnicas e qualidade de determinados produtos por meio de medições que seguem rígidos processos de metrologia e avaliação. Foi tida a oportunidade de visitar o Campus Avançado de Xerém, localizado na Av. Nossa Senhora da Graças, 50 – Xerém – Duque de Caxias – RJ – 25250020.

 

 

Visita:

Neste local, foi possível a visita de várias divisões de pesquisas e laboratórios avançados voltados para as áreas de dinâmica de fluidos, espectroscopia, metrologia de materiais, microscopia, dentre outros.

Canal D'água na Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos do INMETRO.

Canal D’água na Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos do INMETRO.

Foi possível ver como o Brasil também é atuante em muitos setores, antes só tratados por outros países. Exemplo disso é o estudo que a Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos faz no canal d’água (projeto brasileiro), no tanque de fluido estagnado e em túneis de vento, para o estudo da dispersão de poluentes. Além de estudos em microfluídica e projetos encomendados pela PETROBRAS.

Espectroscopia Fotoeletrônica por Raios-X (XPS) no Laboratório de Análise de Superfícies do INMETRO.

Espectroscopia Fotoeletrônica por Raios-X (XPS) no Laboratório de Análise de Superfícies do INMETRO.

Também foi possível entender melhor como o controle de qualidade é feito. Através de estudos de materiais com aparelhos de alta precisão em análise de superfície (XPS), informações químicas e estruturais com o auxílio da Espectroscopia Raman, visualizações com microscópios eletrônicos, e também o desgaste em próteses ortopédicas ao longo do tempo. Ficou claro que, apesar dos excelentes resultados propiciados por investigação científica, a simulação computacional seria de grande ajuda, tanto do ponto de vista de confiabilidade de análises, quanto no ponto de vista econômico e retorno de resultados em curto espaço de tempo. Isso mostra que a Engenharia Computacional tem segmentos em que seria muito requisitada. Ou seja, apesar de ser um curso completamente novo, este se mostra com um futuro extremamente promissor, onde será capaz de fazer contribuições para o desenvolvimento da sociedade.

 

 

Alunos da Eng. Computacional no INMETRO.

Alunos da Eng. Computacional no INMETRO.