Alunos do GET em Workshop que une Engenharia e Medicina em evento na PUC-Rio

Alunos do GET-EngComp no curso de Simpleware na PUC Rio.

Em tempos em que a expectativa de vida é cada vez maior e, por outro lado, o número de acidentes também aumenta, os estudos que aliam Engenharia e Saúde são muito bem-vindos para dar lugar a novas tecnologias e metodologias que ofereçam melhor qualidade de vida. Tendo isso como premissa, o Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) ofereceu nos dias 18 e 19 de maio o inédito workshop “Escola de Engenharia Biomecânica I”.

Pesquisadores renomados de dez universidades brasileiras participaram do evento e trocaram informações mais atualizadas sobre temas ligados a Ortopedia, Orofacial (dentistas), Fonoaudiologia, Medicina Cardiovascular, Cirurgia Plástica Estética, entre outros. Estudos sobre produção personalizada de ossos em titânio, fabricação de próteses cardíacas nacionais 50% mais baratas que as importadas, diagnóstico de câncer de mama usando fotografias térmicas que detectam a doença antes mesmo de ela se manifestar, impulsos elétricos que permitem a paraplégicos ficarem de pé e pesquisas sobre envelhecimento que auxiliam médicos no preenchimento facial e rejuvenescimento foram alguns dos assuntos apresentados no evento. Os alunos Ana Lívia, João Gabriel e Joventino do GET Engenharia Computacional acompanharam a tutora Flávia no evento.