Inscrições
Período de inscrição: De 01/10/2018 a 04/10/2018.
Procedimento para inscrição: faça sua inscrição no link http://bit.ly/InscricaoSeminarioPesquisa.
Programação
Horário | Local | Título | Responsável |
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08:45 | Auditório DCC | Abertura do Seminário | Gleiph Ghiotto |
09:00 | Auditório DCC | A natureza do Merge Software | Gleiph Ghiotto |
09:25 | Auditório DCC | Teste estrutural de software como serviço | Jean Carlos e Hugo Tavares |
09:50 | Auditório DCC | Meta-alinhamento de ontologias | Nicolas Ferranti |
10:15 | Coffebreak | ||
10:45 | Auditório DCC | noWorkflow: ajudando cientistas a fazer ciência | Vanessa Braganholo |
11:10 | Auditório DCC | Problemas e desafios no desenvolvimento e teste de microsserviços | Mariana Trevizani e Rodolpho Rossete |
11:35 | Auditório DCC | Gamificação aplicada ao ensino/aprendizagem de Engenhariade de Software: Um mapeamento sistemático da literatura | Matheus Brinati, Felipe Terrana, Filipe Brinati |
12:00 | Auditório DCC | Detecção automática de Fake News: Um mapeamento da literatura | Fernando Marques e João Victor |
12:30 | Almoço | ||
14:00 | S114 | PinG: Proveniência em Jogos | Troy Kohwalter |
14:25 | S114 | Bancos de dados polystore | Yan Mendes |
14:50 | S114 | Um estudo de boas práticas em Jupyter Notebooks | João Felipe Nicolaci Pimentel |
15:15 | S114 | Análise de Sentimentos de Desenvolvedores de Software | André Archanjo |
15:40 | Coffebreak | ||
16:00 | S114 | Depuração de Software | Henrique Linhares |
16:25 | S114 | BAVi – Busca Avançada de Vídeos | Laura Lima |
16:50 | S114 | NetSCAN: Detecção de comunidades sobrepostas e nós influentes em bancos de dados orientado a grafos | Vitor Horta |
17:15 | S114 | Pesquisas atuais em ES na UFF | Leonardo Murta |
Resumos das Apresentações
Gleiph Ghiotto
Nesta apresentação falarei da pesquisa de venho desenvolvendo em Merge de Software e quais os trabalhos futuros que planejo seguir pesquisando na UFJF em colaboração com os interessados.
Jean Carlos e Hugo Tavares
Para que técnicas e critérios de teste de software sejam aplicadas de maneira eficiente são necessárias ferramentas que automatizem esse processo. No entanto, ferramentas para teste estrutural (ou caixa branca) dependem fortemente da gramática dessa linguagem e, assim, sempre que for atualizada é possível que as ferramentas existentes tornem-se obsoletas. Nessa apresentação será apresentada uma proposta para lidar com esse problema.
Nicolas Ferranti
Existem diversas técnicas para resolver o problema de interoperabilidade semântica ao utilizar ontologias. Contudo, não existe uma técnica que sobrepõe as demais em todos os cenários. Meta-alinhadores de ontologias permitem encontrar uma solução que maximiza as qualidades de cada alinhador. Nesta apresentação, iremos apresentar o problema de meta-alinhamento e os resultados que tivemos até o momento.
Vanessa Braganholo
Essa palestra tem o objetivo de apresentar o noWorkflow, uma ferramenta de captura de proveniência de scripts Python. A palestra focará nas principais funcionalidades e desafios atacados pelo noWorkflow.
Mariana Trevizani e Rodolpho Rossete
Iremos falar brevemente sobre o que é um microsserviço, suas vantagens, desvantagens e relatar seus principais problemas e desafios, como interoperabilidade, a escolha da granularidade e como pode ser realizado o processo de migração de sistemas legados e monolíticos para uma arquitetura orientada a microsserviço. Além disso, serão discutidas possibilidades de reuso de um microsserviço e como a atividade de teste pode auxiliar nessas etapas.
Matheus Brinati, Felipe Terrana, Filipe Brinati
Gamificação é considerada um recurso útil em muitas áreas, como ambientes profissionais e educacionais. Esta apresentação relatará o andamento do mapeamento sistemático da literatura, em desenvolvimento, sobre a aplicação da gamificação no ensino/aprendizagem de ES
Fernando Marques e João Victor
Nesta apresentação serão demonstados os resultados iniciais do mapeamento sistemático da literatura em abordagens automáticas para detecção de Fake News em redes sociais, assim como contextualizado o problema das fake news como uma área de pesquisa em computação.
Troy Kohwalter
O resultado de uma sessão de jogo é derivado de uma série de eventos, decisões e interações que são feitas durante o jogo. Muitos processos e técnicas foram desenvolvidos pela indústria de jogos para tentar entender os resultados obtidos ao término de uma sessão de jogo. No entanto, os métodos atuais não são suficientes para capturar as relações causais entre os eventos ocorridos. Essas relações causais permitem os designers identificarem possíveis erros da jogabilidade ou aprimorar e corrigir problemas em seus jogos. Nessa apresentação será apresentado os conceitos de proveniência em jogos para coletar as relações causais que moldam os resultados obtidos das sessões do jogo.
Yan Mendes
Esta apresentação brevemente introduzirá o conceito de bancos de dados polystore, mostrando algumas aplicações
Clayton Chagas
Devido à natureza complexa de alguns experimentos científicos computacionais, muitos deles podem consumir horas ou até dias de processamento. Outra característica peculiar é que, para comprovar a hipótese de um experimento ou para evoluir a hipótese original, frequentemente é necessário alterar os parâmetros de entrada dos experimentos, exigindo novas execuções durante horas ou dias. Para tentar acelerar o tempo de execução, muitas técnicas estão sendo utilizadas como, por exemplo, HPC através de GPU, aumento da escala de processamento através de computação em nuvem e a aceleração do ciclo de vida do experimento científico (concepção/projeto, implementação, execução e análise) através da utilização de Sistemas Gerenciadores de Workflow Científico. Outra técnica importante, por ocasião da execução dos experimentos científicos, é a utilização de proveniência com a finalidade de coletar os dados das várias execuções e através destes, auxiliar na análise e outras atividades de compreensão do experimento. O objetivo do estudo que será apresentado é utilizar a proveniência para aceleração dos experimentos científicos através das técnicas propostas em 4 frentes inovadoras.
André Archanjo
Esta apresentação relatará o andamento do trabalho de conclusão de curso relacionado à Análise de Sentimentos de Desenvolvedores em Projetos de Software que engloba um mapeamento sistemático da literatura e a especificação de um framework conceitual para apoiar a análise de sentimentos em empresas de desenvolvimento
Henrique Linhares
A depuração de software é o processo de encontrar, entender e consertar defeitos em um programa de computador. Esta atividade é conhecida por ser difícil, custosa e demorada. Nesta apresentação, vamos abordar o estado da arte das técnicas, métodos e ferramentas de depuração de software, assim como a pesquisa desenvolvida no IC-UFF sobre o tema.
Laura Lima
Considerando o volume de vídeos produzidos atualmente, faz-se necessário soluções interessantes para extrair informação desse tipo de mídia. Nesta apresentação, abordaremos as soluções e resultados que alcançamos ao longo de 2 anos e meio do projeto BAVi.
Vitor Horta
Nesta apresentação iremos abordar o problema de detecção de comunidades sobrepostas em redes sociais de grande porte. Será apresentado o NetSCAN, um algoritmo baseado em densidade e implementado em um banco de dados orientado a grafos (Neo4j) para a detecção comunidades sobrepostas e de nós influentes.
Leonardo Murta
Além do que já foi falado pelo Troy, Clayton e Henrique, temos outras pesquisas em ES sendo feitas na UFF e estamos abertos a colaborar! Nessa apresentação discutirei brevemente o que estamos fazendo de ES na UFF e a direção que temos interesse em seguir.