Projeto Proext 2016 – MCMV
Resumo:
A produção habitacional de interesse social do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) na cidade de Juiz de Fora tem se demonstrado expressiva em termos quantitativos, porém questionável quanto à qualidade arquitetônica, construtiva e de inserção urbana.
A autonomia de proposição dos projetos pelos construtores – característica do Programa MCMV – não favorece respostas arquitetônicas e de localização adequadas aos habitantes que nelas irão habitar. Também a forma de acesso às unidades não estimula a minimização dos conflitos sociais que margeiam tais empreendimentos. Finalmente, falhas de planejamento impedem decisões equilibradas no âmbito social, ambiental e econômico.
Esta proposta objetiva contribuir para a mitigação dos problemas encontrados em empreendimentos do Programa MCMV em Juiz de Fora, bem como, para o aprimoramento na forma de implantação do programa MCMV, na cidade de Juiz de Fora, através de ações e implantação de instrumentos de planejamento, avaliação e gestão.
Para tanto, o Escritório Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo, criado pelo projeto PROEXT 2014, atuará junto à PJF e nos empreendimentos MCMV distribuídos pela cidade.
Objetivo:
Prestar assessoria técnica à Prefeitura de Juiz de Fora para desenvolvimento de instrumentos de planejamento e análise visando melhorias no planejamento e gestão da política habitacional de interesse social na cidade de Juiz de Fora, com vistas á promover habitações de interesse social mais sustentáveis, inseridas de forma harmônica nos bairros e na cidade.
Participantes:
Prof. Letícia Zambrano
Tales Lopes Silva