Fechar menu lateral

GETMeeting – informações

 

logo getmeeting

I GETMeeting

03 e 04 de junho

O I GET-Meeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos do curso de Ciência da Computação, apresentação de artigos submetidos para o II Workshop de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação do DCC, além de eventos paralelos como a Maratona de Programação e DOJO. Contaremos também com um debate a respeito de “Carreira em Tecnologia” com a participação de profissionais do mercado e acadêmicos.

Inscrições:

Período de inscrição: 23/05 a 31/05 na secretaria do Departamento de Ciência da Computação (DCC) das 14h às 17h com a Secretária Hortência.

Investimento:

R$ 10,00 para alunos

R$ 20,00 para externos.

 


Atividades previstas no evento:

 

SEXTA-FEIRA (03/06/2011)

Horário

Local

Evento

14:00 as 16:00

 

Laboratório 5

Laboratório 6

Minicursos (Parte I)

Introdução à programação Gráfica com OpenGL

Bem vindo ao Python: “Simples é melhor que complexo”

16:00 as 18:00

Sala 309

Workshop (Parte I)

18:00 as 21:00

Sala 309

Mesa Redonda

Tema: Carreira em Tecnologia

SÁBADO (04/06/2011)

Horário

Local

Evento

08:30 as 10:30

 

Laboratório 6

Laboratório 1

Minicursos (Parte II)

Subversion com TortoiseSVN

Programando em Scala

10:30 as 12:30

Sala 309

Workshop (Parte II)

14:00 as 15:30

Laboratório 6

Maratona de Programação

16:00 as 17:30

Sala 113

DOJO

 

Minicursos

______________________________________________________________________________

Introdução à programação Gráfica com OpenGL

O mini-curso de OpenGL tem como objetivo ensinar técnicas básicas de programação gráfica com a biblioteca OpenGL. Serão introduzidos alguns conceitos teóricos como estruturação de aplicações gráfica, transformações geométricas, visualização 2D e 3D e técnicas de iluminação de objetos. Os exemplos serão implementados em C/C++.

 

Mini-curriculos:

Fernando Akio de Araujo Yamada é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista e pesquisador do grupo de educação tutorial GETComputação, atuando na área de Realidade Aumentada e Computação Gráfica.

Liliane Rodrigues de Almeida é graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista e pesquisadora do grupo de educação tutorial GETComputação, atuando na área de Computação Gráfica.

 

______________________________________________________________________________

Bem vindo ao Python: “Simples é melhor que complexo”

Será feito uma introdução sobre a linguagem Python que tem sido utilizada em aplicações web e como linguagem de scripting para administração de sistemas. A facilidade de integração com C faz de Python uma linguagem embutida atrativa em aplicações de maior porte. A possibilidade de uso de componentes COM faz de Python uma alternativa mais agradável (e barata) ao Visual Basic.

Entre suas características mais importantes estão o fato de ser multiparadigma, ou seja, pode-se programar de forma estruturada, funcional e orientada a objetos, além de ser uma linguagem de fácil compreensão e desenvolvimento. Python está sendo amplamente utilizado em aplicações que requerem um desenvolvimento ágil.

 

Mini-curriculo:

Felipe Rooke da Silva é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista e pesquisador do grupo de educação tutorial GETComputação, atuando no projeto de Desenvolvimento de Software.

______________________________________________________________________________

Subversion com TortoiseSVN

O mini-curso “Subversion com TortoiseSVN” tem como objetivo ensinar as operações básicas de controle de versão de arquivos, como criação de um repositório e de uma área de trabalho, atualização e mesclagem de arquivos, resolução de conflitos recorrentes em alterações de documentos, entre outras ações menores.

 

Mini-curriculos:

Pedro Otávio Lima Gazzola é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista e pesquisador do grupo de educação tutorial GETComputação, atuando na área de Gerência de Configuração de Software.

Guilherme Gomes Martins é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista do grupo de educação tutorial GETComputação, atuando na área de Gerência de Configuração de Software, e bolsista do CGCO (Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional) da UFJF, atuando na área de suporte e manutenção.

______________________________________________________________________________

Programando em Scala

O minicurso irá apresentar uma breve introdução à linguagem Scala. Apesar de ser uma linguagem recente, é utilizada por Twitter, Sony, Siemens entre outros. Uma de suas principais características é a API Actors utilizada no desenvolvimento de softwares concorrentes.

 

Mini-curriculo:

Marcus Henrique Barbosa é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Programador da “Aprimorar Desenvolvimento” e voluntário do GETComputação no projeto de Desenvolvimento de Software.

______________________________________________________________________________

 

Mesa redonda

______________________________________________________________________________

Marcelo Lobosco (UFJF)
Possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: computação paralela e distribuída, computação de alto desempenho.

Marcelo Nascimento Costa (KaliSoftware)
Diretor de Tecnlogia da Kali Software. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (avaliada como a melhor pós-graduação em computação do país). Bacharel em Ciência da Computação pela UFPA. Professor universitário na área de computação em cursos de graduação e pós-graduação. Autor de diversos artigos científicos sobre Engenharia de Software publicados em revistas e conferências renomadas, dentro e fora do país. Experiência de participação em diversos projetos de consultoria para diferentes empresas tendo sido o responsável pela implantação e melhoria de processos de software, com ênfase em gerência de projetos, requisitos
e gerência de configuração. Especialista em CMMI, tendo participado de diversas implementações e avaliações deste modelo (todas no nível de maturidade 3). Implementador certificado do MPS.BR.

Wagner Antonio Arbex (EMBRAPA)
Possui graduação em Bacharelado em Matemática (Modalidade Informática) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994) , especialização em Produção de Software pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) , mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2002) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) . Atualmente é Professor Titular do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Analista ‘A’ da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Professor da Universidade Salgado de Oliveira e Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Bioinformática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de inferência difusa, Mineração de dados, Polimorfismo de base única, Seqüência expressa identificada, Bioinformática.

______________________________________________________________________________

Maratona de Programação

______________________________________________________________________________

A Maratona de Programação é um evento anual de grande prestígio organizado pela SBC, Sociedade Brasileira de Computação, que há 16 anos serve como seletiva para as finais mundiais do ICPC-ACM, International Collegiate Programming Contest – Association for Computing Machinery. Quem já participou sabe que é um evento para ficar na memória! Há tempos que o prazer de programar computadores anda meio escondido entre tantas tecnologias. A Maratona está aí, para quem quiser (re)descobrir o prazer da Ciência da Computação. Não se trata simplesmente de implementar uma solução. O desafio é projetar um algoritmo eficiente, porque a solução tem que estar correta e tem que rodar rápido.

Neste evento do GETMeeting faremos uma Mini-maratona simulada com duração de 1 hora e meia com 4 problemas: 1 muito fácil (solução ad-hoc), 1 fácil (pode ser resolvido com programação dinâmica), 1 médio (programação dinâmica) e 1 difícil (pode ser resolvido com backtracking). Não haverá formação de equipes: essa mini-maratona será individual, um aluno por computador. Vamos lá pessoal! Vamos escovar uns bits e celebrar nossa Ciência da Computação!

______________________________________________________________________________

Coding Dojo

______________________________________________________________________________

Músicos treinam, esportistas treinam, pintores treinam, então por que não um lugar para nós programadores treinarem também? Um coding dojo remete a um lugar onde aprendemos novas técnicas de programação num ambiente super descontraído, sem cobranças e com muita diversão. Funciona como um jogo, onde todos participam ajudando com seus conhecimentos individuais a fim de “encarar” um problema computável. O foco não está em resolver o problema em si e sim na forma de como escrever os algoritmos e como compartilhar conhecimento com todos.
O coding dojo da UFJF se reune às segundas-feiras pelas 15 horas na sala 3501. O grupo conta com alunos do Instituto de artes, da matemática, da engenharia e da ciência da computação desde os calouros até mestrandos. Todos estão convidados.