Projetos ativos
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● Análise de Sentimentos
Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira
Resumo
O objetivo geral deste projeto é estudar técnicas e métodos relacionados a análise de sentimentos que podem ser aplicados a desenvolvedores em um ambiente de desenvolvimento de software. Analisar o estado emocional de pessoas pelo que ela escreve/programa pode ser útil para propor melhorias no ambiente de desenvolvimento.
Os objetivos específicos são:
Desenvolver uma ferramenta de Análise de Sentimentos para auxiliar na detecção e na análise do estado emocional de desenvolvedores de software em um ambiente de desenvolvimento.
Efetuar um estudo experimental com o objetivo de avaliar a eficácia da abordagem desenvolvida.
Participantes: Ruan Lucas de Souza Xavier
● Aprendizado de Máquinas
Coordenador: Prof. Saulo Moraes Villela
Resumo
Aprendizado de Máquinas onde um dos principais focos é solucionar problemas intuitivos. Este tipo de solução permite o aprendizado a partir de experiências anteriores e a compreensão em termos de uma hierarquia de conceitos, no qual os conceitos mais complexos são definidos e compreendidos em termos de sua relação com conceitos mais simples. Esse projeto tem como objetivo estudar os principais conceitos e técnicas de Deep Learning e aplicá-los na solução de problemas.
Participantes: Eduardo Vieira Marques Pereira do Valle
● Jogos Aplicados ao Ensino de Computação
Coordenador: Prof. Marcelo Caniato Renhe
Resumo
O objetivo deste projeto é estudar e desenvolver meios para o uso de jogos no apoio ao ensino de disciplinas básicas de computação. A ideia é contribuir para que os alunos tenham um melhor aproveitamento nestas disciplinas, que são fundamentais para a formação do profissional de computação, mas ainda apresentam um alto grau de retenção.
Participantes: André Luiz Vasconcelos Ferreira e Cristiano Nascimento da Silva
● Métodos para recomendação automática de conteúdo educacional
Coordenador: Prof. Jairo Francisco de Souza
Resumo
Com a popularização da educação online, a relação entre professores e alunos se modificou e diversas questões começam a surgir. Dentre os desafios que esse novo meio educacional trouxe, está a dificuldade de moldar práticas, métodos e materiais para atender as necessidades de um certo indivíduo, ao invés realizar atribuições idênticas para um grupo heterogêneo. Neste projeto, iremos explorar abordagens automatizadas para apoiar o ensino mais individualizado em plataformas de ensino online. O aluno irá conhecer sobre técnicas mais comuns utilizadas em sistemas de recomendação de conteúdo, ferramentas para extração de informação em textos e vídeos e diversas tecnologias atuais na área de computação.
Participantes: André Ferreira Martins
● Telepresença através de Realidade Virtual
Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva
Resumo
Sistemas de telepresença tem sido cada vez mais utilizados em situações onde é necessário estabelecer a comunicação entre pessoas que estão geograficamente distantes. Esses sistemas no entanto geralmente não são imersivos, os participantes não tem sensação de estarem no mesmo ambiente. Nesse projeto está sendo desenvolvida uma ferramenta de baixo custo para sistemas de telepresença utilizando realidade virtual para criar um ambiente imersivo, onde um dos usuários controlará a câmera remotamente a partir do seu celular. A ideia é que possa ser aplicado em situações diversas, como por exemplo, bancas de graduação, mestrado e doutorado.
Participantes: Lidiane Teixeira Pereira
● Avaliação de grande volume de dados e comportamento anômalo em redes de computadores
Coordenador: Prof. Heder Soares Bernardino e Prof. Alex Borges
Resumo
Redes de computadores podem sofrer ataques e estes comprometem a segurança do ambiente e prejudicam o seu desempenho. Estes ataques podem gerar prejuízos tanto aos usuários, quanto às próprias organizações. Portanto, o estudo e desenvolvimento de técnicas destinadas à detecção desse tipo de situação é importante, principalmente no caso da grande dependência que as organizações estão atualmente de infraestruturas de acesso à rede mundial de computadores. Uma forma de resolver esse problema é detectar o agente malicioso e limitar suas ações. Dentre as abordagens para detecção desses invasores, pode-se trabalhar com Sistemas Detectores de Intrusões de Rede, que analisam o tráfego para identificar invasores ou agentes maliciosos. O uso de técnicas de aprendizado de máquina para esse tipo de análise faz-se então necessária. Pretende-se nesse projeto estudar métodos de aprendizado de máquina para, a partir de análise de dados coletados em redes reais, desenvolver novas estratégias de detecção de intrusos em redes.
Participantes: Julia Almeida Valadares e Vinícius Carlos de Oliveira
● Big Data e Programação Matemática
Coordenador: Prof. Lorenza Leão Oliveira Moreno
Resumo
Um problema recorrente em vários campos de aplicação é a extração de conhecimento de grandes bases de dados. Para identificar padrões e relações em tais bases, a mineração de dados combina técnicas de aprendizado de máquina, inteligência artificial, estatística, otimização e banco de dados. A programação matemática pode ser utilizada em várias aplicações neste contexto, como, por exemplo, em problemas de clusterização em que os dados são separados em grupos ou clusters de acordo com um critério de similaridade. Este projeto tem como objetivo aplicar técnicas de programação inteira e otimização combinatória para o problema de clusterização em grandes bases de dados.
Participantes: Vinicius Alberto Alves da Silva
● Gamificação no ensino de Engenharia de Software
Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira
Resumo
Este projeto visa prover suporte ao diff e merge de documentos XML considerando a semântica das modificações efetuadas entre as revisões. Para tal, as modificações sintáticas granulares em atributos e elementos são analisadas por meio de regras de inferência. Essa análise identifica conjuntos de modificações sintáticas que compõem modificações semânticas. Portanto, a proposta deste projeto consiste na utilização das mudanças sintáticas entre versões de um documento XML como meio para inferir a razão real das mudanças e apoiar o processo de diff e merge semântico.
Participantes: Felipe Terrana Cazetta
● Algoritmos eficientes para problemas de otimização relacionados a área de Logística Verde.
Coordenador: Prof. Stênio Sã Rosário Furtado Soares
Resumo
A área de logística está relacionada ao ambiente produtivo e trata do projeto e desenvolvimento de soluções com foco no uso eficiente dos recursos. Com a crescente preocupação com aspectos relacionados à preservação do meio ambiente, muitas vezes por força de uma forte legislação governamental, uma preocupação dos pesquisadores da área é incorporar aos problemas tradicionais do setor produtivo, restrições que visam a redução do impacto nocivo da atividade logística para a comunidade e o meio ambiente, o que define a área de Logística Verde (ou eco-logística) como um novo paradigma no processo de tomada de decisão. Neste contexto, o objetivo deste projeto é, a partir do estudo sobre o uso de técnicas de Inteligência Computacional, desenvolver soluções eficientes aplicadas à Logística Verde.
Participantes: Edson Lopes da Silva Júnior
● Gamificação do curso de Ciência da Computação
Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva
Resumo
Gamificação pode ser entendida como o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Neste sentido, o projeto visa pesquisar e desenvolver um sistema de gamificação com o intuito de aumentar o engajamento dos alunos com o seu curso. A ideia central é pesquisar quais elementos que compõem sistemas de gamificação seriam melhor aplicados a esse contexto.
Participantes: Lidiane Teixeira Pereira e Igor Soares Fonseca
● Reconhecimento de expressões faciais com redes neurais
Coordenador: Prof. Saulo Moraes Villela
Resumo
Reconhecimento de expressões faciais com redes neurais
Participantes: Pedro Henrique Gasparetto Lugão
● Seleção de Características com margem projetada
Coordenador: Prof. Saul de Castro Leite
Resumo
Neste projeto estuda-se o problema de seleção de características para classificação binária. Em um problema de classificação binária é desejado determinar uma função, também chamada de classificador, que pode ser usada para determinar se um objeto, descrito por um vetor de características, pertence a um de dois grupos de objetos. Este classificador é obtido através de um conjunto de objetos pré-classificados.
Seleção de características é o processo de encontrar as componentes mais informativas destes objetos usados no problema de classificação.Desta forma, é possível entender quais destas componentes mais caracterizam as classes dos objetos. O objetivo do projeto é utilizar a ideia da chamada “margem projetada”, que é uma estimativa superior para o valor da máxima margem para um problema de dimensão inferior, para ajudar no processo de seleção.
Participantes: Pedro Henrique Gasparetto Lugão
● Sistemas de Recomendação
Coordenador: Prof. Victor Stroele e Prof. Mário Dantas
Resumo
Sistemas de recomendação de vídeo geralmente utilizam dados textuais para identificar o contexto do vídeo. Neste projeto, objetiva-se diminuir a interação do usuário e utilizar informações do áudio como forma de identificação de contexto do vídeo e melhoria da recomendação.
Participantes: Gabriel Di iorio Silva
● Otimização da difusão de informação em redes complexas
Coordenador: Prof. Lorenza Leão de Oliveira Moreno
Resumo
Em redes sociais, a disseminação de informações muitas vezes depende da influência que um usuário tem sobre outros. Identificar o poder de influência dos usuários, prever como uma informação será propagada e determinar uma estratégia de propagação de informação são recursos importantes na análise de redes sociais. Este projeto tem como objetivo aplicar técnicas de programação matemática e otimização combinatória para o problema de difusão de informação em redes complexas.
Participantes: Warley de Almeida Silva
Minicursos
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● Python: dos gráficos aos grafos
16/06/2018 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Ana Lívia
● Introdução a Redes Neurais com TensorFlow
01/09/2018 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Warley Almeida Silva
● Desenvolvimento de Jogos com libGDX
29/09/2018 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por André Luiz Vasconcelos Ferreira
Palestras
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Participação em Eventos
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● XVII Inter PET-GET 20/10/2018 – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Participantes:
Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).
● Apoio à XXI Semana de Computação da UFJF 15-17/10/2018 – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participantes:
Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).
● WSCAD XIX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho 01-03/10/2018 – Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Participantes:
Gabriel Di iorio.
Eventos organizados
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● VIII GETMeeting
(04 e 06 de maio – Universidade Federal de Juiz de Fora)
O GETMeeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos do curso de Ciência da Computação além da apresentação de trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação, palestras e mesa redonda.
● GETUpdate
(Contínuo – Universidade Federal de Juiz de Fora)
O GETUpdate é um evento de caráter contínuo onde alunos ou ex-alunos do DCC ministram minicursos voltados para a atualização dos demais discentes na área de computação, realizado na última semana de cada mês, preferencialmente na sexta e/ou no sábado.
Produções Bibliográficas
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Outros Projetos
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● Página GETCOMP no Facebook
Status: atualização permanente
Resumo
A página do Facebook do grupo foi criada para divulgação do GETComp e suas atividades.
● GETCode
Status:Em andamento
Resumo
Projeto que visa incentivar a participação dos alunos de computação em maratonas de programação, além de promover a prática de programação deles. O projeto consiste em dar aulas semanais que abordam técnicas usadas em maratonas de programação e que promovem exercícios para treinar seus participantes.
Visitas Técnicas
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