Fechar menu lateral

2016

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GETCOMP EM 2016

 

Projetos ativos

_____________________________________________________________________

 

Aprendizado por Reforço e Aplicações

Coordenador: Prof. Saul de Castro Leite

Resumo

Dado um problema no qual um agente interage com seu meio através de ações das quais estão associadas recompensas, o objetivo do aprendizado por reforço é permitir ao agente analisar suas ações passadas para alcançar uma política ótima, ou seja, uma política que maximiza a soma total de recompensas. Um dos problemas associados aos métodos de aprendizado por reforço diz respeito a representação da função de valor, que é usada para determinar uma política ótima. Neste projeto, estudam-se métodos de representação da função valor e a aplicação destes métodos em jogos.

Participantes: Lucas Almeida Teixeira

 

XChange

Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira

Resumo

Desenvolvimento de uma abordagem para a compreensão da evolução de documentos XML baseada em inferência, utilizando a linguagem Prolog, que é capaz de detectar mudanças semânticas entre duas versões de um documento XML.

Participantes: Carlos Roberto Carvalho Oliveira e Matheus de Oliveira do Carmo Marques

 

Inteligência Computacional

Coordenador: Profª. Luciana Conceição Dias Campos

Resumo

A geração automática de grades horárias é um problema clássico encontrado na literatura, pois em qualquer instituição de ensino, tanto em escolas de ensino fundamental/médio como em universidades, uma grade horária de qualidade é um fator crítico. Como não é trivial tratar todos os requisitos de grades horárias de instituições de ensino manualmente, este trabalho.
Este projeto propõe a aplicação de metaheurísticas, tais como Busca Tabu e Simulated Annealing, e de técnicas de sistemas inteligentes, no caso de algoritmos genéticos, para solucionar o problema de geração automática de grades horárias de forma mais rápida e eficiente. Propõe também a criação de uma interface gráfica a fim de facilitar o gerenciamento destes dados.

Participantes: Héber Ferreira Marques

 

Projeto EDUCAR – Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas para Apoio ao Ensino com Realidade Aumentada

Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva

Resumo

Este projeto tem por objetivo tornar as aulas dos cursos de ciências exatas mais atrativas e lúdicas, empregando para tal sistemas de Realidade Aumentada para dar suporte ao ensino. Tal iniciativa tem como principal objetivo diminuir o problema de evasão dos cursos da área de ciência exatas e aprimorar a qualidade do aprendizado nestes cursos. Esta redução é esperada tanto nos cursos a distância quanto nos cursos presenciais. A avaliação da ferramenta será realizada através de questionários pela plataforma Moodle. Acreditamos que o emprego de técnicas de ponta como a realidade aumentada no aprendizado é um diferencial em relação às técnicas tradicionais, tornando o ensino mais lúdico e atrativo para os alunos.

Participantes: Lidiane Teixeira Pereira

 

Uso de Meta-heurísticas no Projeto de Autômatos Celulares para a Geração de Chaves em Criptografia de Fluxo

Coordenador: Prof. Saulo Moraes Villela

Resumo

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, alcançou-se um nível de armazenamento e troca de informação considerável. Acompanhado disso, ocorreu um aumento no interesse do estudo de técnicas para proteger e restringir o acesso a esse volume de dados. Uma das técnicas mais utilizadas com esse propósito é a criptografia. De forma sucinta, a ideia central dessa técnica é esconder a mensagem, tornando-a ilegível, usando, para isso, uma chave. Essa chave deve ter um nível de confiabilidade, evitando que algoritmos, ou até mesmo outras pessoas, possam decifrar e ler a mensagem.
O objetivo do projeto é atuar nesse domínio de geração de chaves criptográficas mesclando o uso de autômatos celulares e de meta-heurísticas, fazendo com que as chaves geradas durante esse processo possam ser utilizadas em diversos problemas reais como, por exemplo, na criptografia de chamadas VoIP.

Participantes: André de Souza Brito

 

Análise de redes complexas para tomada de decisão na manutenção de software

Coordenador: Prof. Victor Stroele de Andrade Menezes

Resumo

A análise de redes complexas irá auxiliar gerentes e líderes de projetos na alocação de recursos para o desenvolvimento de tarefas, otimizando o processo de manutenção de software.

Participantes: Tales Lopes Silva

 

Recomendação de vídeos através de identificação de contexto

Coordenador: Prof. Jairo Francisco de Souza

Resumo

Sistemas de recomendação de vídeo geralmente utilizam dados textuais para identificar o contexto do vídeo. Neste projeto, objetiva-se diminuir a interação do usuário e utilizar informações do áudio como forma de identificação de contexto do vídeo e melhoria da recomendação.

Participantes: Nicolas Ferranti

 

Telepresença através de Realidade Virtual

Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva

Resumo

Sistemas de telepresença tem sido cada vez mais utilizados em situações onde é necessário estabelecer a comunicação entre pessoas que estão geograficamente distantes. Esses sistemas no entanto geralmente não são imersivos, os participantes não tem sensação de estarem no mesmo ambiente. Nesse projeto está sendo desenvolvida uma ferramenta de baixo custo para sistemas de telepresença utilizando realidade virtual para criar um ambiente imersivo, onde um dos usuários controlará a câmera remotamente a partir do seu celular. A ideia é que possa ser aplicado em situações diversas, como por exemplo, bancas de graduação, mestrado e doutorado.

Participantes: Lidiane Teixeira Pereira

 

Projeto e Análise de Técnicas de Programação Genética Massivamente Paralela em Unidades de Processamento Acelerado

Coordenador: Prof. Heder Soares Bernardino

Resumo

A Programação Genética (PG) é um paradigma da inteligência computacional em que programas (códigos em linguagem de programação, modelos de classificação, expressões aritméticas, etc) são evoluídos visando melhorar o retorno esperado após sua execução.
Apesar das vantagens desses métodos em termos de generalidade, a busca neste espaço (complexo) requer um alto custo computacional. Assim, estratégias de paralelismo podem ser utilizadas a fim de reduzir o tempo de processamento. Pretende-se neste projeto desenhar e analisar técnicas de PG para serem executadas efetivamente em APUs (Unidades de Processamento Acelerado), um tipo de processador pouco explorado no campo das metaheurísticas.

Participantes: Bruno Marcos Pinheiro da Silva

 

Otimização da difusão de informação em redes complexas

Coordenador: Prof. Lorenza Leão Oliveira Moreno

Resumo

Em redes sociais, a disseminação de informações muitas vezes depende da influência que um usuário tem sobre outros. Identificar o poder de influência dos usuários, prever como uma informação será propagada e determinar uma estratégia de propagação de informação são recursos importantes na análise de redes sociais. Este projeto tem como objetivo aplicar técnicas de programação matemática e otimização combinatória para o problema de difusão de informação em redes complexas.

Participantes: Warley Almeida Silva

 

Diff e merge semântico de documentos XML

Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira

Resumo

Este projeto visa prover suporte ao diff e merge de documentos XML considerando a semântica das modificações efetuadas entre as revisões. Para tal, as modificações sintáticas granulares em atributos e elementos são analisadas por meio de regras de inferência. Essa análise identifica conjuntos de modificações sintáticas que compõem modificações semânticas. Portanto, a proposta deste projeto consiste na utilização das mudanças sintáticas entre versões de um documento XML como meio para inferir a razão real das mudanças e apoiar o processo de diff e merge semântico.

Participantes: Yan Mendes Ferreira

 

Algoritmos eficientes para problemas de otimização relacionados a área de Logística Verde.

Coordenador: Profª. Luciana Brugiolo Gonçalves

Resumo

A área de logística está relacionada ao ambiente produtivo e trata do projeto e desenvolvimento de soluções com foco no uso eficiente dos recursos. Com a crescente preocupação com aspectos relacionados à preservação do meio ambiente, muitas vezes por força de uma forte legislação governamental, uma preocupação dos pesquisadores da área é incorporar aos problemas tradicionais do setor produtivo, restrições que visam a redução do impacto nocivo da atividade logística para a comunidade e o meio ambiente, o que define a área de Logística Verde (ou eco-logística) como um novo paradigma no processo de tomada de decisão. Neste contexto, o objetivo deste projeto é, a partir do estudo sobre o uso de técnicas de Inteligência Computacional, desenvolver soluções eficientes aplicadas à Logística Verde.

Participantes: Gabriel Dias de Abreu e João Cláudio Sampaio Ferraz

 

Análise e Desenvolvimento de Técnicas de Iluminação Global

Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva

Resumo

Iluminação Global (ou GI de Global Illumination) é o nome dado ao grupo de algoritmos usado na computação gráfica que tem por função dar mais realismo à iluminação das cenas em 3D. Esses algoritmos não levam em conta somente a luz que vem diretamente de uma fonte (iluminação direta), mas também casos subsequentes que o raio de luz desta mesma fonte é refletido por outra superfície na cena.
Pretende-se neste projeto pesquisar e desenvolver algoritmos de iluminação global analisando vantagens e desvantagens das abordagens que fazem o processamento destes algoritmos em CPU, GPU ou em ambos (abordagens híbridas).

Participantes: Leandro Dornela Ribeiro

 

Minicursos

_____________________________________________________________________

 

Introdução à modelagem 3D com o Blender

30/01/2016 e 30/04/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Igor Couto

 

ExtJS: Desenvolvimento de aplicações web ricas em recursos com JavaScript

04/06/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Arthur Lorenzi Almeida

 

Programando o Mario – criando controladores para o baixinho

08/10/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por João Marcos de Freitas e Felipe Rafael

 

Introdução à bancos de dados em grafos, o futuro que já é realidade

12/11/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Nicolas Ferranti

 

Introdução ao Python

09/07/2016 – VI GETMeeting – Universidade Federal de Juiz de Fora (3 horas). Ministrado por Lorran Ferreira Maroco Sutter

 

Introdução ao Joomla!

09/07/2016 – VI GETMeeting – Universidade Federal de Juiz de Fora (3 horas). Ministrado por Delci Silva Junior

 

Palestras

_____________________________________________________________________

 

Palestra para o curso de Ciências Exatas

12/07/2016

Esta palestra teve o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pelos alunos do GETComp nas diversas áreas da computação. Foi uma palestra mais técnica voltada para alunos de Ciências Exatas que poderão fazer a opção pelos cursos do Departamento de Ciência da Computação. A palestra foi ministrada em dois turnos com duração aproximada de 80 minutos.

 

Palestra para os alunos do PRONATEC

02/06/2016

Palestra com o intuito de apresentar tecnologias e possibilidades na computação, com enfoque nas atividades desenvolvidas pelo GET, mostrando os desafios e inovações da área. Essa palestra também teve o objetivo de despertar o interesse desses alunos do ensino médio pelos cursos de computação.

 

Participação em Eventos

_____________________________________________________________________

 

XV Inter PET-GET 01/07/2016 – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Participantes:

Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).

 

Apoio à XIX Semana de Computação da UFJF 17-19/10/2016 – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participantes:

Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).

 

Mostra de Exatas do ICE (Feira de Ciências) 18/10/2016 – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participantes:

Bruno Marcos, Gabriel Dias, Leandro Dornela, Lucas Almeida e Yan Mendes.

 

XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames 08-10/09/2016 – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Participantes:

Paulo Vitor Freitas da Silva.

 

Eventos organizados

_____________________________________________________________________

 

VI GETMeeting

(29 e 30 de maio – Universidade Federal de Juiz de Fora)

O GETMeeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos do curso de Ciência da Computação além da apresentação de trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação, palestras e mesa redonda.

 

GETUpdate

(Contínuo – Universidade Federal de Juiz de Fora)

O GETUpdate é um evento de caráter contínuo onde alunos ou ex-alunos do DCC ministram minicursos voltados para a atualização dos demais discentes na área de computação, realizado na última semana de cada mês, preferencialmente na sexta e/ou no sábado.

 

Produção Bibliográfica

_____________________________________________________________________

 

● Saulo Moraes Villela, Paulo Vitor Freitas da Silva

“Apllying pathfinding techniques on the development of an Android game”

XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2016, São Paulo.

 

Outras atividades

_____________________________________________________________________

 

Página GETCOMP no Facebook

www.facebook.com/getcomp

Status: atualização permanente

Resumo

A página do Facebook do grupo foi criada para divulgação do GETComp e suas atividades.

 

Visitas Técnicas

_____________________________________________________________________