Projetos ativos
_____________________________________________________________________
● Aprendizado por Reforço e Aplicações
Coordenador: Prof. Saul de Castro Leite
Resumo
Dado um problema no qual um agente interage com seu meio através de ações das quais estão associadas recompensas, o objetivo do aprendizado por reforço é permitir ao agente analisar suas ações passadas para alcançar uma política ótima, ou seja, uma política que maximiza a soma total de recompensas. Um dos problemas associados aos métodos de aprendizado por reforço diz respeito a representação da função de valor, que é usada para determinar uma política ótima. Neste projeto, estudam-se métodos de representação da função valor e a aplicação destes métodos em jogos.
Participantes: Lucas Almeida Teixeira
● XChange
Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira
Resumo
Desenvolvimento de uma abordagem para a compreensão da evolução de documentos XML baseada em inferência, utilizando a linguagem Prolog, que é capaz de detectar mudanças semânticas entre duas versões de um documento XML.
Participantes: Carlos Roberto Carvalho Oliveira e Matheus de Oliveira do Carmo Marques
● Inteligência Computacional
Coordenador: Profª. Luciana Conceição Dias Campos
Resumo
A geração automática de grades horárias é um problema clássico encontrado na literatura, pois em qualquer instituição de ensino, tanto em escolas de ensino fundamental/médio como em universidades, uma grade horária de qualidade é um fator crítico. Como não é trivial tratar todos os requisitos de grades horárias de instituições de ensino manualmente, este trabalho.
Este projeto propõe a aplicação de metaheurísticas, tais como Busca Tabu e Simulated Annealing, e de técnicas de sistemas inteligentes, no caso de algoritmos genéticos, para solucionar o problema de geração automática de grades horárias de forma mais rápida e eficiente. Propõe também a criação de uma interface gráfica a fim de facilitar o gerenciamento destes dados.
Participantes: Héber Ferreira Marques
● Projeto EDUCAR – Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas para Apoio ao Ensino com Realidade Aumentada
Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva
Resumo
Este projeto tem por objetivo tornar as aulas dos cursos de ciências exatas mais atrativas e lúdicas, empregando para tal sistemas de Realidade Aumentada para dar suporte ao ensino. Tal iniciativa tem como principal objetivo diminuir o problema de evasão dos cursos da área de ciência exatas e aprimorar a qualidade do aprendizado nestes cursos. Esta redução é esperada tanto nos cursos a distância quanto nos cursos presenciais. A avaliação da ferramenta será realizada através de questionários pela plataforma Moodle. Acreditamos que o emprego de técnicas de ponta como a realidade aumentada no aprendizado é um diferencial em relação às técnicas tradicionais, tornando o ensino mais lúdico e atrativo para os alunos.
Participantes: Lidiane Teixeira Pereira
● Uso de Meta-heurísticas no Projeto de Autômatos Celulares para a Geração de Chaves em Criptografia de Fluxo
Coordenador: Prof. Saulo Moraes Villela
Resumo
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, alcançou-se um nível de armazenamento e troca de informação considerável. Acompanhado disso, ocorreu um aumento no interesse do estudo de técnicas para proteger e restringir o acesso a esse volume de dados. Uma das técnicas mais utilizadas com esse propósito é a criptografia. De forma sucinta, a ideia central dessa técnica é esconder a mensagem, tornando-a ilegível, usando, para isso, uma chave. Essa chave deve ter um nível de confiabilidade, evitando que algoritmos, ou até mesmo outras pessoas, possam decifrar e ler a mensagem.
O objetivo do projeto é atuar nesse domínio de geração de chaves criptográficas mesclando o uso de autômatos celulares e de meta-heurísticas, fazendo com que as chaves geradas durante esse processo possam ser utilizadas em diversos problemas reais como, por exemplo, na criptografia de chamadas VoIP.
Participantes: André de Souza Brito
● Análise de redes complexas para tomada de decisão na manutenção de software
Coordenador: Prof. Victor Stroele de Andrade Menezes
Resumo
A análise de redes complexas irá auxiliar gerentes e líderes de projetos na alocação de recursos para o desenvolvimento de tarefas, otimizando o processo de manutenção de software.
Participantes: Tales Lopes Silva
● Recomendação de vídeos através de identificação de contexto
Coordenador: Prof. Jairo Francisco de Souza
Resumo
Sistemas de recomendação de vídeo geralmente utilizam dados textuais para identificar o contexto do vídeo. Neste projeto, objetiva-se diminuir a interação do usuário e utilizar informações do áudio como forma de identificação de contexto do vídeo e melhoria da recomendação.
Participantes: Nicolas Ferranti
● Telepresença através de Realidade Virtual
Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva
Resumo
Sistemas de telepresença tem sido cada vez mais utilizados em situações onde é necessário estabelecer a comunicação entre pessoas que estão geograficamente distantes. Esses sistemas no entanto geralmente não são imersivos, os participantes não tem sensação de estarem no mesmo ambiente. Nesse projeto está sendo desenvolvida uma ferramenta de baixo custo para sistemas de telepresença utilizando realidade virtual para criar um ambiente imersivo, onde um dos usuários controlará a câmera remotamente a partir do seu celular. A ideia é que possa ser aplicado em situações diversas, como por exemplo, bancas de graduação, mestrado e doutorado.
Participantes: Lidiane Teixeira Pereira
● Projeto e Análise de Técnicas de Programação Genética Massivamente Paralela em Unidades de Processamento Acelerado
Coordenador: Prof. Heder Soares Bernardino
Resumo
A Programação Genética (PG) é um paradigma da inteligência computacional em que programas (códigos em linguagem de programação, modelos de classificação, expressões aritméticas, etc) são evoluídos visando melhorar o retorno esperado após sua execução.
Apesar das vantagens desses métodos em termos de generalidade, a busca neste espaço (complexo) requer um alto custo computacional. Assim, estratégias de paralelismo podem ser utilizadas a fim de reduzir o tempo de processamento. Pretende-se neste projeto desenhar e analisar técnicas de PG para serem executadas efetivamente em APUs (Unidades de Processamento Acelerado), um tipo de processador pouco explorado no campo das metaheurísticas.
Participantes: Bruno Marcos Pinheiro da Silva
● Otimização da difusão de informação em redes complexas
Coordenador: Prof. Lorenza Leão Oliveira Moreno
Resumo
Em redes sociais, a disseminação de informações muitas vezes depende da influência que um usuário tem sobre outros. Identificar o poder de influência dos usuários, prever como uma informação será propagada e determinar uma estratégia de propagação de informação são recursos importantes na análise de redes sociais. Este projeto tem como objetivo aplicar técnicas de programação matemática e otimização combinatória para o problema de difusão de informação em redes complexas.
Participantes: Warley Almeida Silva
● Diff e merge semântico de documentos XML
Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira
Resumo
Este projeto visa prover suporte ao diff e merge de documentos XML considerando a semântica das modificações efetuadas entre as revisões. Para tal, as modificações sintáticas granulares em atributos e elementos são analisadas por meio de regras de inferência. Essa análise identifica conjuntos de modificações sintáticas que compõem modificações semânticas. Portanto, a proposta deste projeto consiste na utilização das mudanças sintáticas entre versões de um documento XML como meio para inferir a razão real das mudanças e apoiar o processo de diff e merge semântico.
Participantes: Yan Mendes Ferreira
● Algoritmos eficientes para problemas de otimização relacionados a área de Logística Verde.
Coordenador: Profª. Luciana Brugiolo Gonçalves
Resumo
A área de logística está relacionada ao ambiente produtivo e trata do projeto e desenvolvimento de soluções com foco no uso eficiente dos recursos. Com a crescente preocupação com aspectos relacionados à preservação do meio ambiente, muitas vezes por força de uma forte legislação governamental, uma preocupação dos pesquisadores da área é incorporar aos problemas tradicionais do setor produtivo, restrições que visam a redução do impacto nocivo da atividade logística para a comunidade e o meio ambiente, o que define a área de Logística Verde (ou eco-logística) como um novo paradigma no processo de tomada de decisão. Neste contexto, o objetivo deste projeto é, a partir do estudo sobre o uso de técnicas de Inteligência Computacional, desenvolver soluções eficientes aplicadas à Logística Verde.
Participantes: Gabriel Dias de Abreu e João Cláudio Sampaio Ferraz
● Análise e Desenvolvimento de Técnicas de Iluminação Global
Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva
Resumo
Iluminação Global (ou GI de Global Illumination) é o nome dado ao grupo de algoritmos usado na computação gráfica que tem por função dar mais realismo à iluminação das cenas em 3D. Esses algoritmos não levam em conta somente a luz que vem diretamente de uma fonte (iluminação direta), mas também casos subsequentes que o raio de luz desta mesma fonte é refletido por outra superfície na cena.
Pretende-se neste projeto pesquisar e desenvolver algoritmos de iluminação global analisando vantagens e desvantagens das abordagens que fazem o processamento destes algoritmos em CPU, GPU ou em ambos (abordagens híbridas).
Participantes: Leandro Dornela Ribeiro
Minicursos
_____________________________________________________________________
● Introdução à modelagem 3D com o Blender
30/01/2016 e 30/04/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Igor Couto
● ExtJS: Desenvolvimento de aplicações web ricas em recursos com JavaScript
04/06/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Arthur Lorenzi Almeida
● Programando o Mario – criando controladores para o baixinho
08/10/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por João Marcos de Freitas e Felipe Rafael
● Introdução à bancos de dados em grafos, o futuro que já é realidade
12/11/2016 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Nicolas Ferranti
● Introdução ao Python
09/07/2016 – VI GETMeeting – Universidade Federal de Juiz de Fora (3 horas). Ministrado por Lorran Ferreira Maroco Sutter
● Introdução ao Joomla!
09/07/2016 – VI GETMeeting – Universidade Federal de Juiz de Fora (3 horas). Ministrado por Delci Silva Junior
Palestras
_____________________________________________________________________
● Palestra para o curso de Ciências Exatas
12/07/2016
Esta palestra teve o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pelos alunos do GETComp nas diversas áreas da computação. Foi uma palestra mais técnica voltada para alunos de Ciências Exatas que poderão fazer a opção pelos cursos do Departamento de Ciência da Computação. A palestra foi ministrada em dois turnos com duração aproximada de 80 minutos.
● Palestra para os alunos do PRONATEC
02/06/2016
Palestra com o intuito de apresentar tecnologias e possibilidades na computação, com enfoque nas atividades desenvolvidas pelo GET, mostrando os desafios e inovações da área. Essa palestra também teve o objetivo de despertar o interesse desses alunos do ensino médio pelos cursos de computação.
Participação em Eventos
_____________________________________________________________________
● XV Inter PET-GET 01/07/2016 – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Participantes:
Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).
● Apoio à XIX Semana de Computação da UFJF 17-19/10/2016 – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participantes:
Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).
● Mostra de Exatas do ICE (Feira de Ciências) 18/10/2016 – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participantes:
Bruno Marcos, Gabriel Dias, Leandro Dornela, Lucas Almeida e Yan Mendes.
● XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames 08-10/09/2016 – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Participantes:
Paulo Vitor Freitas da Silva.
Eventos organizados
_____________________________________________________________________
● VI GETMeeting
(29 e 30 de maio – Universidade Federal de Juiz de Fora)
O GETMeeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos do curso de Ciência da Computação além da apresentação de trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação, palestras e mesa redonda.
● GETUpdate
(Contínuo – Universidade Federal de Juiz de Fora)
O GETUpdate é um evento de caráter contínuo onde alunos ou ex-alunos do DCC ministram minicursos voltados para a atualização dos demais discentes na área de computação, realizado na última semana de cada mês, preferencialmente na sexta e/ou no sábado.
Produção Bibliográfica
_____________________________________________________________________
● Saulo Moraes Villela, Paulo Vitor Freitas da Silva
“Apllying pathfinding techniques on the development of an Android game”
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2016, São Paulo.
Outras atividades
_____________________________________________________________________
● Página GETCOMP no Facebook
Status: atualização permanente
Resumo
A página do Facebook do grupo foi criada para divulgação do GETComp e suas atividades.
Visitas Técnicas
_____________________________________________________________________