Fechar menu lateral

2013

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GETCOMP EM 2013

 

Projetos ativos

_____________________________________________________________________

 

Geração de malhas poligonais utilizando o Kinect

Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva

Resumo

O objetivo deste projeto é construir um sistema baseado em realidade aumentada que permita a interação com objetos virtuais de forma intuitiva através da manipulação de marcadores impressos.

Participantes: Fernando Akio de Araujo Yamada e Luciano Walenty Xavier Cejnog

 

Desenvolvimento da biblioteca AVRLib

Coordenador: Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver uma biblioteca de realidade aumentada orientada a objetos. As rotinas de visão computacional e reconhecimento de padrões será extraída da biblioteca ARToolkit. Esta biblioteca terá a vantagem de prover uma interface orientada a objetos amigável para a criação de aplicações de RA e características inovadores como a geração automática dos arquivos de configuração de padrões aleatórios com múltiplos marcadores.

Participantes: Douglas Coelho Braga de Oliveira

 

Site de Desaparecidos

Coordenador: Prof. Jairo Francisco de Souza

Resumo

Tecnicamente, o projeto consiste em extrair informações na Web através da raspagem de dados e padronizá-las no formato RDF, criando um novo dataset para contribuir com o projeto Linking Open Data. Este projeto visa disponibilizar informações abertas para o consumo de aplicações. Os dados coletados serão utilizados como suporte para uma aplicação criada, que atuará como um analisador de e-mails filtrando conteúdos falsos em um domínio específico, neste caso sobre crianças desaparecidas. Além dos objetivos técnicos este trabalho procura amenizar os problemas enfrentados por milhares de usuários de serviços de e-mails criando uma ferramenta que irá possibilitar a estes usuários verificar a autenticidade das mensagens recebidas.

Participantes: Membros do grupo de Desenvolvimento de Software

 

Sistema baseado em Inteligência Artificial para simulação de Futebol de Robôs

Coordenador: Prof. Saul de Castro Leite

Resumo

Desenvolvimento de um simulador de Futebol de Robôs utilizando técnicas de Inteligência Artificial. As técnicas estudadas serão utilizadas no controle dos robôs, inicialmente virtuais, que participam da partida.

Participantes: Lucas Almeida Teixeira e Stephanie Martins Pinto da Costa

 

XChange

Coordenador: Profª. Alessandreia Marta de Oliveira

Resumo

Desenvolvimento de uma abordagem para a compreensão da evolução de documentos XML baseada em inferência, utilizando a linguagem Prolog, que é capaz de detectar mudanças semânticas entre duas versões de um documento XML.

Participantes: Carlos Roberto Carvalho Oliveira, Marcio Tadeu de Oliveira Júnior, Celio Henrique Nogueira Larcher Junior, Danúbia Vieira Dias de Oliveira, Guilherme Gomes Martins.

 

Anotação semântica de textos e áudio

Coordenador: Prof. Jairo Francisco de Souza

Resumo

Este projeto visa o desenvolvimento de novas soluções no campo de information extraction para anotação automática de textos e arquivos de áudio. O processo de anotação faz uso da semântica do texto e utiliza como fonte externa de dados semânticos o repositório de dados ligados DBpedia. As soluções desenvolvidas ao longo do projeto são implementadas na ferramenta DBpedia Spotlight.

Participantes: Sandro Athaide Coelho e Gabriel de Oliveira Carvalho

 

Projeto de Reciclagem de Computadores

Coordenador: Prof. Eduardo Barrere

Resumo

O projeto consiste em receber computadores doados pelo comunidade (interna e externa), que ainda estejam funcionando, e doá-los à escolas públicas, centros comunitários, ONGs, entre outros. A ideia é prolongar a vida útil dos computadores, minimizando e/ou adiando o impacto ecológico desse tipo de lixo e proporcionando o acesso aos uso de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) por uma parcela da população que não tem condição de adquirir esse tipo de equipamento.

Participantes: GETComp

 

Desenvolvimento de aplicações móveis

Coordenador: Prof. Edmar Welington Oliveira

Resumo

O projeto consiste no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (Tablets, celulares, etc) utilizando as plataformas de desenvolvimento Android e J2ME. O projeto incorpora o desenvolvimento baseado em temas como EaD, planejamento, tomada de decisão e ontologias.

Participantes: Isaias Kleberson Silva Mota e Ricardo Sutana de Mello

 

Inteligência Computacional

Coordenador: Profª. Luciana Conceição Dias Campos

Resumo

A geração automática de grades horárias é um problema clássico encontrado na literatura, pois em qualquer instituição de ensino, tanto em escolas de ensino fundamental/médio como em universidades, uma grade horária de qualidade é um fator crítico. Como não é trivial tratar todos os requisitos de grades horárias de instituições de ensino manualmente, este trabalho.
Este projeto propõe a aplicação de metaheurísticas, tais como Busca Tabu e Simulated Annealing, e de técnicas de sistemas inteligentes, no caso de algoritmos genéticos, para solucionar o problema de geração automática de grades horárias de forma mais rápida e eficiente.

Participantes: Héber Ferreira Marques

 

Construção da aplicação DSGraph

Coordenador: Prof. Jairo Francisco de Souza

Resumo

O DSGraph é uma biblioteca gráfica para visualização de estruturas de dados e foi construída com o objetivo de facilitar o ensino e aprendizagem de estruturas de dados por alunos de diversos cursos de graduação como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, e as várias Engenharias. A disciplina de Estrutura de Dados geralmente é tida como uma disciplina com uma considerável taxa de reprovação em várias instituições pela dificuldade dos alunos entenderem e implementarem estruturas abstratas. Por outro lado, essa é uma disciplina de grande importância no currículo de diversos cursos. Para facilitar o entendimento do código implementado, a biblioteca permite que o aluno visualize o estado da sua implementação e, assim, entenda com mais facilidade o funcionamento do código construído.

Participantes: Sandro Athaide Coelho e Thiago Moratori Peixoto

 

Minicursos

_____________________________________________________________________

 

“Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) na prática com JUnit 4”

30/01/2013 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Welington Veiga

 

“Introdução ao LaTeX: Edição de Textos e Apresentações”

27/02/2013 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Roberto Nalon

 

“Criando serviços web em Java”

22/03/2013 – III GETMeeting- Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Magnus Teixeira Ribeiro

 

“Introdução à Plataforma Android”

27/06/2013 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Ricardo Sutana de Mello

 

“Introdução a Mineração de Dados utilizando WEKA”

26/07/2013 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (3 horas). Ministrado por Alexandre Cançado Cardoso

 

“Introdução ao Latex – Modelo de Monografia UFJF”

21/10/2013 – XVII Semana de Computação – Universidade Federal de Juiz de Fora (2 horas). Ministrado por Liliane Rodrigues de Almeida

 

“Introdução à Programação em Scala”

29/11/2013 – GETUpdate – Universidade Federal de Juiz de Fora (4 horas). Ministrado por Gabriel de Oliveira Carvalho e Thiago Goldoni Thomé

 

Participação em Eventos

_____________________________________________________________________

 

Apoio a XVII Semana de Computação da UFJF 21-23/10/2013 – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participantes:

Todos os membros do Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação(GETComp).

 

SACI’13 – I Seminário de Aplicações em Computação e Informática 24/05/2013 – Embrapa Gado de Leite – Juiz de Fora

https://www2.ufjf.br/getcomp/parcerias/embrapa/

 

Eventos organizados

_____________________________________________________________________

 

III GETMeeting

(24 e 25 de maio – Universidade Federal de Juiz de Fora)

O III GETMeeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos do curso de Ciência da Computação além da apresentação de trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação, palestras e mesa redonda.

 

GETUpdate

(Contínuo – Universidade Federal de Juiz de Fora)

O GETUpdate é um evento de caráter contínuo onde alunos ou ex-alunos do DCC ministram minicursos voltados para a atualização dos demais discentes na área de computação, realizado na última semana de cada mês, preferencialmente na sexta e/ou no sábado.

 

Produção Bibliográfica

_____________________________________________________________________

 

● Guilherme Martins, Celio Larcher Junior, Alessandreia Oliveira, Leonardo Murta, Vanessa Braganholo

“XChange: Compreensão de Mudanças em Documentos XML”

Sessão de Demos do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2013, Recife, PE.

Sessão de Demos do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2013.

 

● Luiz Maurílio da Silva Maciel, Felipe Andrade Caetano, Rodrigo Luis de Souza da Silva

“A Semi-automatic Approach to Mix Real and Virtual Objects for an Augmented Reality Game”

Workshop on Virtual, Augmented Reality and Games – Full Papers.

SBC – Proceedings of SBGames, 2013.

 

● Felipe Andrade Caetano, Douglas Coelho Braga de Oliveira, Rodrigo Luis de Souza da Silva

“Automatic Calibration of Multiple Markers in an Augmented Reality Environment”

Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), 2013, Jataí.

Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2013.

 

● Douglas Coelho Braga de Oliveira, Felipe Andrade Caetano, Rodrigo Luis de Souza da Silva

“AVRLib – An Object Oriented Augmented Reality Library”

Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), 2013, Jataí.

Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2013.

 

Produção Técnica

_____________________________________________________________________

 

Site do Grupo de Educação Tutorial da Computação (GETCOMP)
www.ufjf.br/getcomp/

Status: atualização permanente

Resumo

O site contém informações sobre o grupo, seus projetos e membros, além de notícias sobre eventos organizados pelo GETCOMP. No site também se encontram arquivos dos cursos ministrados pelos membros do grupo e realizados no GETUptade.

 

Página GETCOMP no Facebook

www.facebook.com/getcomp

Status: atualização permanente

Resumo

A página do Facebook do grupo foi criada para divulgação do GETComp e suas atividades.

 

Site Ligado nos Políticos

http://www.ligadonospoliticos.com.br/

Status: atualização permanente

Resumo

O objetivo do projeto é fornecer um novo data set com informações de políticos brasileiros coletadas de diferentes fontes utilizando as práticas de Dados Ligados e Dados Governamentais Abertos, contribuindo assim com a nova Web de dados. O projeto implementado tem como objetivo fornecer dados úteis, abertos, padronizados, reutilizáveis e ligados a dados de outras fontes.

 

Site de Desaparecidos

http://desaparecidos.ice.ufjf.br/

Status: atualização permanente

Resumo

Tecnicamente, o projeto consiste em extrair informações na Web através da raspagem de dados e padronizá-las no formato RDF, criando um novo dataset para contribuir com o projeto Linking Open Data. Este projeto visa disponibilizar informações abertas para o consumo de aplicações. Os dados coletados serão utilizados como suporte para uma aplicação criada, que atuará como um analisador de e-mails filtrando conteúdos falsos em um domínio específico, neste caso sobre crianças desaparecidas. Além dos objetivos técnicos este trabalho procura amenizar os problemas enfrentados por milhares de usuários de serviços de e-mails criando uma ferramenta que irá possibilitar a estes usuários verificar a autenticidade das mensagens recebidas.

 

Sistema baseado em Inteligência Artificial para simulação de Futebol de Robôs

Status: em andamento

Resumo

Desenvolvimento de um simulador de Futebol de Robôs utilizando técnicas de Inteligência Artificial. As técnicas estudadas serão utilizadas no controle dos robôs, inicialmente virtuais, que participam da partida.

 

Sistema X-Perseus

Status: em andamento

Resumo

XPerseus é uma interface grafica para a detecção e visualização de diferencas entre versões de um documento XML e controle das mudanças efetuadas.

 

Desenvolvimento da biblioteca AVRLib

Status: em andamento

Resumo

A AVRLib é uma biblioteca de Realidade Aumentada (RA), baseada nos algoritmos de visão computacional presentes na biblioteca ARToolKit, com uma nova interface de programação orientada a objetos. A arquitetura da AVRLib e os exemplos embutidos criam uma interface fácil para desenvolver variados aplicativos de RA simples ou mesmo incluir novas características, baseadas no paradigma da orientação a objetos.

 

Construção da aplicação DSGraph

http://dsgraph.sourceforge.net/

Status: concluído

Resumo

O DSGraph é uma biblioteca gráfica para visualização de estruturas de dados e foi construída com o objetivo de facilitar o ensino e aprendizagem de estruturas de dados por alunos de diversos cursos de graduação como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, e as várias Engenharias. A disciplina de Estrutura de Dados geralmente é tida como uma disciplina com uma considerável taxa de reprovação em várias instituições pela dificuldade dos alunos entenderem e implementarem estruturas abstratas. Por outro lado, essa é uma disciplina de grande importância no currículo de diversos cursos. Para facilitar o entendimento do código implementado, a biblioteca permite que o aluno visualize o estado da sua implementação e, assim, entenda com mais facilidade o funcionamento do código construído. Códigos implementados em C/C++.

 

Desenvolvimento de material didático para a disciplina de Computação Gráfica

Status: concluído

Resumo

Organização das notas de aula de Computação Gráfica disponíveis no departamento de Computação em formato de livro para o curso de Computação Gráfica da grade de Ciência da Computação. Esta iniciativa está relacionada com a vertente de ensino deste Grupo de Educação Tutorial

 

Apoio na confecção do material didático da disciplina de Algoritmos

Status: concluído

Resumo

Elaboração de listas de exercício (enunciado e gabarito) para a disciplina de Algoritmos.

 

Visitas Técnicas

_____________________________________________________________________

 

● Visita à empresa Embrapa (24/05/2013)

http://www.cnpgl.embrapa.br/

https://www2.ufjf.br/getcomp/parcerias/embrapa/

Participantes:

Ana Carolina Fidelis Gonçalves

Sandro Coelho

Guilherme Gomes Martins

Héber Ferreira Marques

Gabriel Oliveira

Douglas Coelho Braga de Oliveira

Fernando Akio de Araujo Yamada

Luciano Walenty Xavier Cejnog

Carlos Roberto Carvalho Oliveira

Liliane Rodrigues de Almeida

Celio H. N. Larcher Junior