Como participar

Bolsistas, Voluntários e Colaboradores – Principais Diferenças

Veja a seguir as principais diferenças nas atribuições dos participantes do GETComp dependendo da sua forma de atuação. Vale ressaltar que esta é uma recomendação genérica, podendo ser alterada e/ou adequada pelos coordenadores de cada projeto.

Bolsistas

Carga Horária: 12 horas por semana nas dependências do GETComp e/ou laboratórios associados.
Horas no SIGA: Sim – Serão computadas 48 horas/mês no SIGA para o aluno.
Remuneração: Sim – Atualmente R$ 340,00.
Requisitos: Ser aluno da UFJF no curso de Ciência da Computação e não ser bolsista em nenhum outro programa da UFJF (exceto “Apoio Estudantil”).

Colaboradores

Carga Horária: 6 horas por semana nas dependências do GETComp e/ou laboratórios associados.
Horas no SIGA: Não.
Remuneração: Não.
Requisitos: Ser aluno da UFJF nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Computacional ou Ciências Exatas e bolsista em algum projeto associado ao GETComp.

Atribuições dos participantes do GET

• Zelar pela qualidade acadêmica do GET.
  • Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor.
  • Participar, durante a sua permanência no GET, de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Manter bom rendimento no curso de graduação.
  • Apresentar excelente rendimento acadêmico avaliado pelo tutor.
  • Publicar ou apresentar, em evento de natureza científica, um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo.
  • Fazer referência à sua condição de participante do GET-UFJF nas publicações e trabalhos apresentados.

Para maiores informações veja a resolução 69/2008 da CONGRAD.

Processo Seletivo

Bolsistas serão selecionados mediante processo seletivo a ser divulgado no site do DCC e do GETComp. Colaboradores poderão iniciar suas atividades, a qualquer momento, com aceite do professor tutor e do professor orientador, sem a necessidade de um processo seletivo para tal.

As horas creditadas no SIGA poderão ser convertidas em Atividades Curriculares Eletivas. Bolsistas poderão contabilizar até 4 créditos se cumprirem no mínimo um semestre. O GET se enquadra na resolução da resolução da CONGRAD 18/2002 no item “Iniciação à docência, à pesquisa, ou à extensão” ou resoluções equivalentes do colegiado do curso de cada bolsista (por exemplo, veja a Resolução CCCC 2 de 21 de março de 2013 do Curso de Ciência da Computação).  Bolsistas do GETComp poderão também requerer junto a Prograd um certificado após concluir 1 ano de efetiva participação no grupo.

Para maiores informações, entre em contato com o tutor e/ou professores colaboradores ( Participantes).

Para participação como bolsista do GETComp, o aluno deve:

• Ser aprovado em processo de seleção
  • Possuir IRA maior que 60
  • Não ser bolsista de qualquer outro programa da UFJF ou fora dela
  • Ter disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades do grupo

Durante todo o período de bolsa, o aluno bolsista do GETComp deverá:

• Manter IRA maior que 60
  • Participar de pelo menos um evento de natureza científica, ou de eventos organizados pelos grupos PET, por ano
  • Não acumular três reprovações em disciplinas após seu ingresso