Fechar menu lateral

GETTalk – 22 de setembro 2025

Edição realizada durante o XIII GETMeeting, edição dedicada a recepção de calouros dos cursos de ciência da computação e sistemas de informação do período noturno, se estendendo também a alunos dos períodos iniciais dos cursos de ciências exatas. Está edição contou com quatro apresentações sendo elas:


ㅤㅤ


Indicadores de tempo de resolução de conflitos de merge em software.

Getiano(a): Isadora Alexandre de Freitas

Apresentei minha pesquisa sobre indicadores de tempo de resolução de conflitos em merge de software. Na apresentação, primeiro expliquei o que é Git e conflito de merge, além de destacar como a pesquisa é relevante para o desenvolvimento de software. Depois, expliquei como foram implementados os códigos de coleta de dados de repositórios e de análise de dados.


Visualização de regiões cerebrais usando LORETA

Getiano(a): João Pedro Miranda Salim

Apresentei o começo da minha pesquisa sobre visualização cerebral, utilizando EEG e algoritmos do LORETA. Na apresentação, trouxe detalhes de como o problema era modelado matematicamente para calcular o mapa 3D da atividade do cérebro, como a álgebra é importante para essa pesquisa e as vantagens de obter uma tomografia de baixa resolução com um equipamento mais barato.


Funções autoregressivas como método de extração de características em interfaces cérebro-maquina com imagens motoras

Getiano(a): Cauã Moreno Lopes

Apresentei a pesquisa sobre Interface Cérebro Máquina (BCI) da qual faço parte. De uma maneira geral, o trabalho tem o intuito de investigar o uso de funções autorregressivas como extratores de características em sistemas BCI. Iniciei explicando alguns conceitos muito importantes para entender a motivação do estudo, como a definição de BCI e suas etapas. Em seguida expus um pouco a respeito da forma em que os experimentos foram executados e, por fim, sobre os resultados parciais naquele momento.


Jogos sérios para o ensino de cadeia de suplementos

Getiano(a): Estevão Barbosa Fiorillo da Rocha

Esse foi meu primeiro GETTalk, e eu tive a oportunidade de apresentar o inicio da minha pesquisa! Seguindo o tema de Jogos Sérios para o ensino da Cadeia de Suplementos, apresentei um pouco sobre a cadeia em si, alguns outros conceitos necessários do tema, e games usados como referências para os presentes. Logo depois demonstrei o trabalho que já estava pronto e também mostrei o que ainda está sendo programado – tudo ainda está no formato de um jogo de tabuleiro 2D, feito com React.JS e Typescript. No futuro, espero levar uma versão mais concreta com resultados parciais, mesclado ao desenvolvimento de uma versão 3D do jogo.