Processo Seletivo 2019-1

O GETComp está com inscrições abertas para alunos do curso de Ciência da Computação interessados em preencher um dos seguintes perfis:

PERFIL 1: Realidade Aumentada aplicada à saúde

Este projeto tem por objetivo pesquisar e desenvolver uma arquitetura baseada em realidade aumentada para reabilitação. A arquitetura deve possibilitar a individualização do tratamento de reabilitação de pacientes acometidos por diversas patologias e acompanhamento virtual do fisioterapeuta responsável. O sistema proposto poderá ser utilizado em clínicas ou à domicílio, uma vez que será automatizado, fazendo uso de elementos gráficos que serão sobrepostos à imagem do paciente ao realizar exercícios.

Este projeto será desenvolvido em parceria com alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFJF e de profissionais da área de fisioterapia da UFRJ.

PERFIL 2: Sistema de Recomendação sensíveis ao contexto: Cooperação Fog-Cloud

Os Sistemas de Recomendação filtram recursos e os apresentam aos usuários considerando o perfil e contexto dos mesmo. Em geral, esses sistemas buscam por recursos na nuvem e, com isso, dependem de uma infraestrutura que suporte essas consultas. Neste sentido, os usuários podem não ter acesso a determinados recursos em função de limitações de contexto. Este projeto tem por objetivo recomendar recursos que sejam viáveis para o dispositivo e o ambiente de acesso do usuário. Para tal, a solução adota uma arquitetura de sistemas e bancos de dados distribuídos considerando os paradigmas computacionais Cloud, e Fog.

Período de inscrição: 11/03/2019 a 20/03/2019.
Local de inscrição: Secretaria do Departamento Ciência da Computação.
Para maiores detalhes acesse o edital deste processo de seleção.