Programando o Mario – criando controladores para o baixinho

Realizado em: 08/10/2016
Duração: 4 horas

Resumo: O desenvolvimento de jogos não é brincadeira. Desde a década de 1950 eles são desenvolvidos para testar técnicas de inteligência artificial contra jogadores humanos. Com a popularização dos computadores os jogos ganharam um caráter de diversão e passaram a ganhar grande espaço, sendo hoje, uma das maiores áreas da computação. Em 1990 é lançado o Super Mario World, jogo onde o personagem Mario precisa resgatar a princesa Peach do terrível Bowser. O jogo em 2 dimensões baseado em mapas predefinidos, inimigos e itens é popular até hoje principalmente em meio aos estudantes de computação. Markus Persson criou um famoso simulador que nos permite criar idéias sobre o Super Mario World, como gerar controladores automáticos para jogar níveis onde humanos não conseguem jogar. O objetivo do minicurso é apresentar a ferramenta que simula o jogo e suas funcionalidade, e, juntamente aos participantes desenvolver controladores para que o Mario, finalmente, consiga salvar a princesa. Qualquer aluno em qualquer período pode participar com suas idéias sendo desejável conhecimento em Java (linguagem do simulador) para facilitar as implementações.

João Marcos de Freitas

Minicurrículo: João Marcos de Freitas é graduando em Ciência da Computação na UFJF e pesquisador do Nucleo de Computação Científica nas áreas de inteligência computacional e aprendizado de máquina.

Felipe Rafael

Minicurrículo: Felipe Rafael é graduando em Ciência da Computação pela UFJF e bolsista de IC. Tem interesse na área de Aprendizado de Máquina com foco em Programação Genética.