
Yan, Mateus, Isadora e Rebecca representando o GETComp

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Participar do 30° ENAPET em Brasília foi uma experiência intensa, cheia de expectativas, desafios e também de bons encontros. Neste post, compartilhamos como foram os três dias de evento e nossas impressões sobre tudo o que vivenciamos ao longo dessa jornada.
Previamente, nos organizamos para que tudo ocorre-se da melhor maneira possível. Para a nossa ida e volta, contamos a disponibilização do ônibus da UFJF junto a outros grupos GET/PET, consequentemente precisamos fazer uma longa parada em uma cidade antes de Brasília, chamada Paracatu, aumentando o tempo da nossa viagem. Ou seja, mais de um dia para chegar na UnB!
Quando finalmente chegamos em Brasília já pudemos observar diversos pontos turístico e de imediato nossa carruagem nos deixou em frente ao local no qual estava sendo realizado a abertura. A partir disso, com travesseiros e malas, fizemos o credenciamento e já nos direcionamos para o espaço em que ocorria esse início do evento. Tivemos a oportunidade de conhecer figuras importantes, como o Zé Gotinha, representantes de órgãos como o MEC e outros, de aproveitar um coffe break um pouco frio e de sermos convidados a participar de uma entrevista de uma rádio de Brasília. Não satisfeitos, após o encerramento da atividade, conhecemos um pouco da universidade até a nossa ida ao Restaurante Universitário — uma experiência única e deliciosa.
Após almoçar, fomos conhecer o apartamento onde ficaríamos e logo voltamos para a UnB a fim de participar do Grupo de Discussão de Trabalho, o GDT, cujo tema que escolhemos discutir foi “Desafio da Gestão do PET”. Através dessa atividade, conseguimos levantar pautas importantes em conjunto com membros de outros PETs, sendo levadas aos órgão superiores para avaliação e inserção dentro das políticas dos grupos PET. Além disso, podemos trazer as experiências e as ações que esses outros membros realizam sobre o tema dentro dos seus grupos para o nosso.
Já no outro dia, tivemos a honra de acompanhar uma série de trabalhos científicos apresentados por diversos grupos PET de todo o país, entre eles o GET Eng Comp e o PET Elétrica da própria UFJF. Também chegou o nosso momento: apresentamos o artigo “GETMeeting como estratégia contra evasão nos cursos de Computação”, no qual compartilhamos nossa trajetória, as ações desenvolvidas e os resultados alcançados na busca pelo fortalecimento da permanência e do desenvolvimento estudantil. No terceiro dia, participamos da Assembleia Geral, momento em que são definidas e aprovadas as pautas tratadas pelos diversos GDTs. Com esse encerramento coletivo, concluímos nossa participação no evento.
Claro, após as atividades tivemos a oportunidade de nos integrar com pessoas muito diferentes. Conhecemos gente e grupos de todas as regiões do Brasil, não nos limitando apenas àqueles da área de Computação. Aproveitamos também para explorar bastante a UnB: visitamos o Departamento de Ciência da Computação, experimentamos diversas vezes os cardápios do RU, conhecemos o famoso Minhocão e muito mais!
Além de conhecer pessoas e a Universidade de Brasília, também pudemos passear pelos principais pontos turísticos da cidade. No centro, começamos pela Catedral, um ambiente angelical e absolutamente único. Depois, seguimos de patinete elétrico até o Congresso Nacional, passando por prédios importantes, como o Ministério da Tecnologia. Já no Congresso, visitamos o museu Itamar Franco e fizemos uma visita guiada por todo o edifício, com direito a lembrancinhas ao final. E não paramos por aí: aproveitamos cada momento ao máximo, conhecendo ainda mais lugares e pessoas ao longo da nossa jornada.
Encerramos nossa participação no 30° ENAPET com a certeza de que cada momento vivido, desde a longa viagem até as discussões, escritas, apresentações, encontros e descobertas, contribuiu intensamente para nosso crescimento enquanto grupo e enquanto indivíduos. Foram dias de aprendizado profundo, de troca de experiências com pessoas de todo o país e de um contato enriquecedor com a UnB e com a cidade de Brasília. Voltamos para casa trazendo novas ideias, inspirações e a sensação de que fazemos parte de algo maior: uma rede plural, comprometida e apaixonada pela educação e pelo impacto podemos gerar. Sem dúvida, deixando saudades!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
ㅤ


Todos getianos e petianos da UFJF que participaram da viagem
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Participantes: Isadora Alexandre, Mateus Felício, Rebecca Fiorillo e Yan Dias.