O GETComp está com inscrições abertas para alunos do curso de Ciência da Computação interessados em trabalhar em algum dos seguintes projetos:
Aprendizado de máquina aplicado em serviços de armazenamento em nuvem
Serviços de armazenamento em nuvem oferecem vantagens para usuários domésticos e corporativos como backup, replicação de dados em diferentes locais, compartilhamento de dados e trabalho colaborativo. Provedores desses serviços oferecem armazenamento em nuvem hierárquico com múltiplas opções de preços baseados em classes de objetos. Uma questão relevante para economia de custos é realizar a previsão da classe do objeto a ser acessado, considerando que ele pode ter um acesso frequente ou pouco frequente. Com esse ferramental, os objetos podem ser alocados em um nível de armazenamento adequado. Pretende-se utilizar aprendizado de máquina neste projeto para prever as classes dos objetos com base em seus padrões de acesso. Portanto, o projeto envolve o estudo e pesquisas relacionadas a aprendizado de máquina e ciência de redes.
Para este projeto, é desejável que o aluno tenha sido aprovado na disciplina DCC013.
Aprendizado profundo aplicado em problemas de visão computacional
Aprendizado profundo (deep learning) é uma nova área de pesquisa do aprendizado de máquina onde um dos principais focos é solucionar problemas intuitivos, através de um aprendizado hierárquico. Algoritmos de deep learning apresentam uma abordagem inovadora, no sentido de gerar de forma automática propriedades invariantes nas suas camadas de representação hierárquica. No âmbito da área de visão computacional, existem diversos problemas que podem ser beneficiados com o surgimento de arquiteturas profundas, como os problemas de reconhecimento de ações humanas e expressões faciais, de detecção de incêndio, de estimativa de idade facial e de rastreamento de objetos, dentre outros. O objetivo desse projeto de pesquisa é estudar os principais conceitos e métodos em deep learning, permitindo que novas técnicas e métodos sejam desenvolvidos, com foco na solução de problemas de visão computacional.
Para este projeto, é desejável que o aluno tenha sido aprovado na disciplina DCC013.
FisioVR – Uma arquitetura baseada em Visão Computacional para reabilitação física à distância
Este projeto visa desenvolver uma arquitetura baseada em visão computacional que possibilite a individualização do tratamento de reabilitação de pacientes por parte do fisioterapeuta à distância. O sistema proposto poderá ser utilizado em clínicas ou à domicílio, uma vez que será automatizado, fazendo uso de elementos gráficos que serão sobrepostos à imagem do paciente ao realizar exercícios. Espera-se com esse sistema gerar um ambiente de reabilitação seguro tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde envolvidos.
Período de inscrição: 21/03/2022 a 30/03/2022.
Local de inscrição: Inscrição via Google Forms
Para maiores detalhes acesse o edital deste processo de seleção.