O GETComp está com inscrições abertas para alunos do curso de Ciência da Computação interessados em trabalhar em algum dos seguintes projetos:
Analisando o comportamento evolutivo de dados Web em grandes bases de conhecimento
Aplicações fazem uso de dados disponibilizados na Web para diversas finalidades, como o processamento de notícias para prever preços futuros no mercado de ações, processamento de comentários em sites para entender a recepção de novos produtos no mercado, uso de posts em redes sociais para identificação de grupos terroristas ou discurso de ódio. Enfim, saber processar de forma adequada os dados dispostos na Web é fundamental para criar aplicações inteligentes em diversos cenários. Neste projeto, o discente conhecerá as tecnologias utilizadas neste cenário e investigará o comportamento dos dados ao longo do tempo em grandes bases de conhecimento utilizando métodos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Esta pesquisa é uma parceria com a WU Vienna University of Economics and Business e será coorientada por um aluno de doutorado da WU, o que pode gerar oportunidades para estudo fora do país.
Desenvolvimento de Jogos Digitais e Utilização de Elementos de Gamificação como Estratégias de Engajamento e Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem
A forma de ensinar Engenharia de Software e noções de programação, entre outros conteúdos, nos cursos de graduação tem se modificado ao longo dos anos. Ainda assim, pode-se perceber o aumento crescente da evasão e do desinteresse por parte dos alunos. Devido às tarefas e atividades destas disciplinas serem, muitas vezes, consideradas repetitivas, ensiná-las pode ser um desafio, uma vez que os alunos podem se sentir desmotivados.
Para transformar um assunto difícil em um desafio interessante, a tecnologia e o uso da Internet tem contribuído de modo significativo. Além disso, os jogos digitais e os elementos de gamificação podem, sem que o aluno perceba, ajudá-lo a entender conceitos que, de outra forma, seriam difíceis de aprender. O desenvolvimento e a utilização de jogos digitais e da gamificação são considerados recurso útil em diversas áreas, como ambientes profissionais e educacionais e tem como finalidade, transformar atividades reais em tarefas mais divertidas e lúdicas, e assim, promover e manter a motivação e o engajamento dos envolvidos no cumprimento dessas atividades. Particularmente, tanto os jogos digitais como a gamificação tem como um de seus objetivos manter os alunos motivados/engajados em determinadas tarefas, bem como incentivar a competitividade e o trabalho em grupo.
Diante disso, o objetivo deste projeto é analisar e implementar elementos de gamificação nas disciplinas de Algoritmos e Engenharia de Software bem como o desenvolver e utilizar jogos digitais nestas disciplinas. A ideia é contribuir com a redução da evasão escolar e aumento da motivação/engajamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Algoritmos e Engenharia de Software e incentivar a ampliação deste projeto para outras disciplinas e cursos.
Sistema de Recomendação sensíveis ao contexto: Cooperação Fog-Cloud
Os Sistemas de Recomendação filtram recursos e os apresentam aos usuários considerando o perfil e contexto dos mesmo. Em geral, esses sistemas buscam por recursos na nuvem e, com isso, dependem de uma infraestrutura que suporte essas consultas. Neste sentido, os usuários podem não ter acesso a determinados recursos em função de limitações de contexto. Este projeto tem por objetivo recomendar recursos que sejam viáveis para o dispositivo e o ambiente de acesso do usuário. Para tal, a solução adota uma arquitetura de sistemas e bancos de dados distribuídos considerando os paradigmas computacionais Cloud, e Fog.
Período de inscrição: 08/11/2021 a 14/11/2021 18/11/2021.
Local de inscrição: Inscrição via Google Forms
Para maiores detalhes acesse o edital deste processo de seleção.