Processo Seletivo 2018-1

O GETComp está com inscrições abertas para alunos do curso de Ciência da Computação interessados em preencher um dos seguintes perfis:

PERFIL 1: Gamificação

Gamificação pode ser entendida como o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Neste sentido, o projeto visa pesquisar e desenvolver um sistema de gamificação com o intuito de aumentar o engajamento dos alunos com o seu curso. A ideia central é pesquisar quais elementos que compõem sistemas de gamificação seriam melhor aplicados a esse contexto.

Para este perfil, é necessário que o aluno tenha sido aprovado nas disciplinas DCC060, DCC065 e DCC082.

PERFIL 2: Uso de jogos digitais e elementos de gamificação para apoiar o ensino de Engenharia de Software.

A forma de ensinar tem se modificado ao longo dos anos. Ainda assim, pode-se perceber o aumento crescente da evasão e do desinteresse por parte dos alunos. Os livros bem como outros itens utilizados nesta tarefa de ensinar tem sido complementados não somente para acompanhar a evolução tecnológica, mas também tornar o estudo mais atraente, o que é cada vez mais desafiador. Para transformar um assunto difícil em um desafio interessante, a tecnologia e o uso da Internet tem contribuído de modo significativo. Além disso, os jogos digitais e as estratégias de gamificação podem, sem que o aluno perceba, ajudá-lo a entender conceitos que, de outra forma, seriam difíceis de aprender. Podem também incentivar a competitividade e o trabalho em grupo bem como ampliar os conhecimentos em programação e solução de problemas. Por último, pode aumentar o interesse dos alunos em sala de aula e os resultados nas disciplinas cursadas, o que tem impacto direto em sua carreira profissional futura. Diversas iniciativas relacionadas demonstram resultados positivos em diversas disciplinas da Ciência Computação e entre elas na Engenharia de Software. Diante disso, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de soluções baseadas no uso de jogos digitais bem como de gamificação e de seus elementos de jogos como metodologia de aplicação prática na engenharia de software.

Para este perfil, é necessário que o aluno tenha sido aprovado na disciplina DCC013.

Período de inscrição: 04/06/2018 a 06/06/2018.
Local de inscrição: Secretaria do Departamento Ciência da Computação.
Para maiores detalhes acesse o edital deste processo de seleção.