Introdução à bancos de dados em grafos, o futuro que já é realidade

Realizado em: 12/11/2016
Duração: 4 horas

Resumo: Neste minicurso abordaremos o conceito de banco de dados em grafos. Faremos uma breve introdução à conceitos importantes para a compreensão dessa solução que vem ganhando cada vez mais espaço na área acadêmica e no mercado. Também serão abordadas aplicações e técnicas de uso. Após uma breve introdução a estes formalismos, construiremos dois exemplos práticos que mostrarão seu potencial de uso.

Nicolas Ferranti

Minicurrículo: Nicolas Ferranti é graduando em Ciência da Computação pela UFJF(2013-2017), Técnico em informática pelo CEM – Centro Educacional de Manhuaçu(2012-2013). Atuou como analista de suporte de redes na Vargas Contabilidade(2012-2013). Atualmente é estagiário na Rede Nacional de Pesquisa – RNP e aluno pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados.

Yan Mendes Ferreira

Minicurrículo: Yan Mendes Ferreira é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012-2017) e Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho (2013-2017). Atuou como estagiário na Justiça Federal de Juiz de Fora na seção de Cálculos Judiciais (2013-2015). Atualmente é desenvolvedor na empresa Planejar Consultores Associados LTDA e aluno pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados.