Mês da Consciência Negra 2021

Para celebrar o Mês da Consciência Negra 2021, o Gerres elaborou uma série de rodas de conversas, abertas à comunidade acadêmica e externa, que têm como tema central “Nossa presença está em todos os lugares: resistir na re(existência)”. O objetivo do grupo é fomentar o debate acerca das lutas, conquistas e também dos traumas dos povos não brancos no processo de formação do Brasil.

As rodas acontecem nos dias 10, 17 e 24 de novembro, sempre a partir das 18h30, com participação de pesquisadores, coletivos e instituições culturais e sociais da cidade e do estado de Minas Gerais. As atividades são gratuitas, com direito à certificado de participação.

As inscrições podem ser feitas neste link (clique aqui – abre nova página), até a véspera de cada encontro.

Confira detalhes sobre cada encontro, inclusive o currículo de nossos convidados, no nosso instagram – @gerres.ufjfgv.

Programação das rodas:

10/11- História e saúde mental – os impactos do processo de colonização para a comunidade negra.

Convidados: Alessandra Efrem (psicóloga da UFJF-GV) / Merly Gonçalves (socióloga)

Mediador: Braulio Magalhães (professor do Direito)

17/11 – Instituições públicas e grupos raciais – resistência e construção de identidade em espaços formais de educação.

Convidados: Coletivo Med+Preta (UFJF-GV) / NEABI IFMG-GV / Luana Trindade (UFSCar)

Mediadores: Mariana Lage (professora da ADM), Rafael Modesto (estudante ADM) e Ana Carolina Pereira (estudante de Ciências Econômicas)

24/11 – Ancestralidade e existência – revisitando o passado para a construção do futuro.

Convidados: Grupo Origens e Horizontes (UFJF-GV) / Gonçalo Eleutério (mestre Caboclinho) / Cidade Futuro – Beabá Audiovisual

Mediadoras: Flávia Carvalho (produtora cultural UFJF-GV) e Devani Tomaz (técnica em assuntos educacionais UFJF-GV)