Fechar menu lateral

Roda de Conversa debate lutas e lugares das mulheres negras

8M - Feed (1)O Grupo de estudos relações raciais, Estado e sociedade (Gerres) realiza no dia 23 de março, às 16h, através de videoconferência (abre nova janela) a roda de conversa 8M: lutas e lugares das mulheres negras (abre nova janela). O encontro vai reunir a assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Governador Valadares, Jacqueline Françoa,  e a egressa do curso de Direito da UFJF GV, Nayara Castro, em um bate papo sobre a importância do Dia Internacional das Mulheres, principalmente no atual cenário de pandemia da Covid-19. O encontro também será uma espaço para se conhecer ações que deram bons resultados, e que podem induzir a novos projetos em prol da melhoria da condição de vida das mulheres.

 

A roda de conversa faz parte da programação anual do Gerres e é aberta a toda a comunidade. O debate tem como foco central a questão da mulher negra, em um momento onde pesquisas apontam crescente desigualdade de gênero em todo o mundo, em especial para os grupos mais vulneráveis. No Brasil, dados recentes do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstram grande retrocesso nas conquistas de direitos das mulheres. Já no terceiro trimestre de 2020, o percentual de mulheres atuando no mercado de trabalho foi de apenas 45,8%, se aproximando ao nível mais baixo desde 1990, ou seja, há 30 anos, quando a taxa foi de 44,2%.

 

A atividade está cadastrada como um evento de Extensão e haverá certificado para os participantes. Para participar do encontro é só acessar a sala de videoconferência no dia e horário da roda de conversa, clicando neste link (abre nova janela).

 

Conheça as nossas convidadas:

 

Jacqueline Françoa – @jacfrancoa75 – é graduada em Serviço Social pela Univale e pós graduada pela USP e pela UNB em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Serviço Social – Direitos e Competências Profissionais. Atualmente é discente do Curso de Direito da UNIVALE. Entre suas atuações sociais, ela integra a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) – ssvp.brasil -, uma organização civil presente no mundo todo, dedicada ao trabalho beneficente junto às comunidades vulneráveis. Jacqueline também integra o Coletivo Abayomi GV, que atua na valorização e representatividade da cultura afro – @coletivoabayomigv.

Nayara Castro – @nayaradecastroramos – é graduada em Direito pela UFJF GV. Atualmente atua como colaboradora externa do Núcleo de Estudos Juventude e Socioeducação (NEJUS) e da Rede Interinstitucional de Atenção em Socioeducação (RIASE). Atuou como pesquisadora voluntária de iniciação científica nas áreas de Justiça Juvenil e Sistema Socioeducativo. Foi estagiária do Núcleo de Mediação (NMUFJF-GV). Participou, como extensionista – bolsista e voluntária – em diversos projetos de pesquisa e extensão. Possui seus estudos concentrados nas temáticas de justiça restaurativa,  mediação, sistema socioeducativo, justiça juvenil, feminismo negro e racismo.