O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. Atualmente, 15,1% da população brasileira é idosa, ou seja, possui 60 anos ou mais. Baseado nessa nova realidade, o profissional de saúde deve estar apto para o atendimento integral do idoso, que possui peculiaridades diversas das outras faixas etárias.
Para isso, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com a inserção da Geriatria e Gerontologia em vários momentos da graduação e da pós-graduação. Aos alunos da graduação em medicina da UFJF – campus Juiz de Fora, é ofertada uma disciplina obrigatória no quinto período, que engloba os principais temas para o cuidado do idoso pelo médico generalista. Além disso, os alunos possuem inserções sobre o tema no primeiro período, no internato e em projetos de extensão e iniciação científica.
A Geriatria e Gerontologia ainda é inserida em pesquisas e nos programas de pós graduação em “Saúde Brasileira” e em “Saúde Coletiva” da UFJF, ofertando disciplinas, mestrados e doutorados sobre o tema.