
Aqui, nós agrupamos dissertações que encontramos através do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (abre em nova janela) para usarmos como fonte de estudos futuros sobre as implementações das metodologias ativas no contexto do ensino de Física. Assim, fazemos um quadro reunindo as dissertações referentes a cada metodologia e, adiante, a cada grande área da física, sendo elas: Astronomia, Eletromagnetismo, Física Moderna e Contemporânea, Mecânica, Ondulatória, Óptica e Termodinâmica.
(Atenção! Todos os links abrem em nova janela!)
Ensino por Investigação (EI):
Quadro organizador completo EI
Quadros por conteúdos:
- Astronomia
- Eletromagnetismo
- Física Moderna e Contemporânea
- Mecânica
- Ondulatória
- Óptica
- Termodinâmica
Gamificação:
Quadro organizador completo Gamificação
Quadros por conteúdos:
Instrução pelos Colegas (IpC):
Quadro organizador completo IpC
Quadros por conteúdos:
- Astronomia
- Eletromagnetismo
- Física Moderna e Contemporânea
- Mecânica
- Ondulatória
- Óptica
- Termodinâmica
Ensino sob Medida (EsM):
Quadro organizador completo EsM
Quadros por conteúdos:
- Astronomia
- Eletromagnetismo
- Física Moderna e Contemporânea
- Mecânica
- Ondulatória
- Óptica
- Termodinâmica
Sala de Aula Invertida:
Quadro organizador completo Sala de Aula Invertida
Quadros por conteúdos:
- Astronomia
- Eletromagnetismo
- Física Moderna e Contemporânea
- Mecânica
- Ondulatória
- Óptica
- Termodinâmica
Cultura Maker:
(Encontramos apenas uma dissertação sobre a Cultura Maker publicada no MNPEF.)
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP):
Quadro organizador completo Aprendizagem Baseada em Problemas
Quadros por conteúdos:
Aprendizagem Baseada em Projetos:
Quadro organizador completo Aprendizagem Baseada em Projetos