
Acesse nossos materiais de estudos e norteadores de nossas discussões pelos links abaixo:
(Atenção! Todos os links abrem em nova janela!)
Textos sobre metodologias ativas:
- MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p. 23-35, 2017. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 10 set. 2025.
- LIBÂNEO, J. C. Metodologias ativas: a quem servem? nos servem? In: LIBÂNEO, J. C.; ECHALAR, A. D. L. F.; SUSSANO, M. V. R.; ROSA, S. V. L. Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. Disponível em: https://cepedgoias.com.br/didatica-e-formacao-de-professores-embates-com-as-politicas-curriculares-neoliberais/. Acesso em 10 set. 2025.
- DUARTE, Newton. As pedagogias do” aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, p. 35-40, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KtKJTDHPd99JqYSGpQfD5pj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2025.
- SILVA, Roberto Rafael Dias da. A questão do protagonismo juvenil no Ensino Médio brasileiro: uma crítica curricular. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 31, n. 118, p. e0233427, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003427. Acesso em: 10 set. 2025.
- BUZZO, Amine Sales. Pedagogia do aprender a aprender: uma forma de superação de problemas ou a permanência deles. 2016. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/40/25042016155348.pdf. Acesso em 10 set. 2025.
Textos acerca do Ensino por Investigação (EI):
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Tradução . São Paulo: Cengage Learning, 2022. Disponível em: https://residenciapedagogica.ufpa.br/images/Ebooks/ENSINO_DE_CIENCIAS_POR_INVESTIGAO_-cap_1_pg__compressed.pdf. Acesso em: 10 set. 2025.
- Roberto, Lúcia Helena Sasseron. O Ensino por Investigação. Vídeo 9. In: e-aulas. Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: a Sala de Aula. Universidade de São Paulo. Disponível em https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4586 Acesso em 10 set. 2025
Textos sobre a Gamificação:
- DA SILVA, João Batista; SALES, Gilvandenys Leite. Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de Física. Revista Tecnia, v. 2, n. 1, p. 105-121, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/890/721. Acesso em 10 set. 2025.
- SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. e20180309, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309. Acesso em 10 set. 2025.
Textos sobre o Peer Instruction ou Instrução pelos Colegas (IpC):
- ARAUJO, Ives Solano; MAZUR, Eric. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 362–384, 2013. DOI: 10.5007/2175-7941.2013v30n2p362. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p362. Acesso em: 10 set. 2025.
- ARAUJO, AVR de et al. Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. e2401, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0184. Acesso em: 10 set. 2025.
Textos sobre o Just-in-Time Teaching ou Ensino sob Medida (EsM):
- ARAUJO, Ives Solano; MAZUR, Eric. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 362–384, 2013. DOI: 10.5007/2175-7941.2013v30n2p362. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p362. Acesso em: 10 set. 2025.
- RIBEIRO, Bruna Schons et al. Just-in-time teaching para o ensino de física e ciências: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. e20220075, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2022-0075. Acesso em: 10 set. 2025.
Textos sobre a Sala de Aula Invertida:
Textos sobre a Cultura Maker:
- PAULA, B. B. de; MARTINS, C. B.; OLIVEIRA, T. de. Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação: Revisão Sistemática da Literatura no Brasil . Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e134921, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1349. Acesso em: 11 out. 2025.
- MEIRA, Samara L. Brito; RIBEIRO, Jair Lúcio Prado. A Cultura Maker no ensino de Física: construção e funcionamento de máquinas térmica. Fablearn Brazil, v. 2016, 2016. Disponível em: https://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_55.pdf. Acesso em: 11 out. 2025.
Textos sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas:
- SILVA, Bruno Prates da; VIDMAR, Muryel Pyetro; PASTORIO, Dioni Paulo. Problem-Based Learning no ensino de física e de ciências: uma revisão sistemática da literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 282–314, 2025. DOI: 10.5007/2175-7941.2025.e98499. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/98499. Acesso em: 25 nov. 2025.
- PEROZINI, Renata; PASSOS, Marize Lyra Silva; BRAVO, Rafaela Gomes; NOBRE, Isaura Alcina Martins. USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 98–112, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i2.607. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/607.. Acesso em: 25 nov. 2025.
Textos sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos: