Fechar menu lateral

I Colóquio Internacional de Infâncias Migrantes e Refugiadas

No “Grand dictionnaire universel du XIXe siècle”, publicado no ano 1872, século XIX, no 8º volume, mais precisamente página 436, há, entre vários, o seguinte vocábulo: Flâneur; esse é seguido de outro Flânirie, ao primeiro define-se “Vaguear sem rumo” ao segundo reforça-se a ação do anterior. Esse termo ficou bem conhecido pelos escritos de Walter Benjamin (2019), ao nos descrever esse ser passeante, andante sem rumo certo, observador, vai em seu tempo, vivendo um espaço que parece não ter fronteiras para seu corpo e seu existir.

Buscamos, neste evento, constituir um lugar amoroso e sensível que nos possibilite a partir da interrogação, a condição de flâneur, como pessoas que caminham sem pressa na presença de outros, num contrafluxo ao que um sistema global impõe. Convidamos todas as pessoas a estar conosco nessas andanças.

Público-alvo: Pesquisadores e pesquisadoras a respeito da temática das infâncias migrantes e refugiadas; professores da educação básica, pessoas em situação de refúgio ou com vivência migratória.

Número de Vagas: 100 presenciais e 100 em modalidade remota (o preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição)

Link inscrição: https://forms.gle/fppNH1E7wULGceTt6

Cronograma:

Inscrições de ouvinte: 03 de julho de 2023 à 15 de setembro de 2023

Inscrições de resumo: 03 de julho de 2023 à  30  de julho de 2023

Resultado dos resumos aprovados: 15 de agosto de 2023

Realização do evento: 20, 21 e 22 de setembro de 2023

Circular com toda programação completa do Colóquio